Educação

16ª edição do Encontro Nacional do Fórum da (Semam), das Capitais Brasileiras (CB27),

Equipe da Semam vai a Florianópolis discutir sobre energia sustentável e inovação

Os temas estão sendo debatidos durante o Fórum do CB27

Com o tema “Energia Sustentável e Inovação nas Capitais”, a 16ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), sediada em Florianópolis (SC), está contando com a participação de uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam). O evento iniciou na noite de ontem (14) e se estende até esta terça-feira (16).

O grupo designado é composto pelo Secretário Executivo, Claudinei Feitosa, pela Gerente Executiva de Meio Ambiente, Alcina Rodrigues, e pela Analista Ambiental Thamires Morais. A participação deles vai permitir a troca de experiências com representantes de outras capitais brasileiras, com a proposta de buscar soluções viáveis para os desafios ambientais enfrentados.

“Além do debate sobre as ações e programações que estão sendo planejadas no Fórum para 2019, seremos apresentados a diversos grupos e empresas de tecnologia, que são voltadas para o desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas de gestão pública e privada”, destaca Claudinei Feitosa, acrescentando que o CB27 Teresina, realizado em junho de 2018, ainda está repercutindo positivamente nesta edição do evento.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com as organizações alemãs Fundação Konrad Adenauer e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o evento busca identificar conceitos inovadores na produção e distribuição de energia, geração de energia a partir dos resíduos, eficiência energética nas edificações públicas e privadas, energia sustentável no transporte e novas tecnologias para disrupção, dentre outros, e como esses conceitos podem ser incorporados no planejamento urbano.

Na oportunidade, também será discutido o papel das capitais e os benefícios da promoção de energias renováveis e eficiência energética em diversas frentes de ação, a partir de experiências de Florianópolis e outras capitais.

A programação do CB27 Florianópolis inclui espaços como “Piches de Start-Ups de Sustentabilidade”, que contará com apresentação de trabalhos de nove empresas de base tecnológica.

Dentre as organizações convidadas para o evento estão: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, BYD Brasil, Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Consulado Geral Honorário de Luxemburgo em Florianópolis, Creche Hassis, Eletrosul, Engie Brasil, Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, FOTOVOLTAICA-UFSC – Laboratório de Sistemas Solares, Governo do Estado Santa Catarina, Green Building Council Brasil, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, Plant-for-the-Planet e WRI Brasil.

Fonte: portalpmt.teresina.pi.gov.br  /  Créditos: Ascom/Semam

Comentários

comentários

Ronny
Topo