Geral

Bolsonaro definirá futuro de Vélez nesta segunda

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje

.msn.com/pt-br  /  © Foto: Valter Camapanato/ABr   POLÍTICA – Bolsonaro definirá futuro de Vélez nesta segunda

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que o destino do ministro da Educação, Ricardo Vélez, será decidido nesta segunda-feira (8). Em uma reunião com jornalistas no Palácio do Planalto, na última sexta (5), ele já tinha dito que segunda seria o dia do ‘fico ou não fico’. O ministro enfrenta sucessivas crises desde o início do governo e viu um aumento do desgaste nas últimas semanas, com disputas internas, mais de 15 exonerações, medidas polêmicas e recuos. (Via Poder360)

– Presidente ironiza pesquisa que mostra rejeição

O presidente Jair Bolsonaro ironizou resultado da pesquisa Datafolha em publicação no Twitter. O levantamento divulgado no domingo (7) pela ‘Folha de S. Paulo’ aponta que o militar tem a pior avaliação em 1º mandato após 3 meses de governo. O presidente foi questionado sobre a pesquisa ao sair do Palácio da Alvorada. Respondeu que não irá ‘perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha’. ‘Tem um item lá de que Lula e Dilma são mais inteligentes do que eu. Valeu, Datafolha’, disse Bolsonaro. (Via Poder360 e VEJA.com)

Rejeição a Bolsonaro é maior entre mulheres e no Nordeste

Bolsonaro faz menos pelo país do que esperavam 60%

Otimismo com economia cai após posse, diz pesquisa

– 198 deputados votariam a favor da reforma da Previdência

Apesar dos problemas de articulação no governo, levantamento do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ indica que o apoio à reforma da Previdência cresceu na Câmara dos Deputados nas últimas semanas. De acordo com jornal, 198 deputados votariam a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no plenário. O número é maior do que o verificado no levantamento anterior, publicado em 21 de março. Na ocasião, 180 deputados se mostraram favoráveis ao projeto. (Via Poder360)

– Lula comenta prisão após um ano: ‘Farsa judicial’

Ao completar um ano preso no domingo, em artigo, o ex-presidente Lula disse ter a consciência tranquila sobre sua inocência. O petista se diz vítima de uma ‘farsa judicial’ em decorrência de um movimento político iniciado pelos derrotados nas eleições presidenciais de 2014, que chegou em 2018 com o objetivo de impedir sua candidatura à Presidência ‘a qualquer custo’. (Via Poder360)

Atos pró e contra marcam um ano da prisão de Lula

BRASIL 

– Delegado: ‘Tudo indica’ que família foi fuzilada por engano

O músico e segurança Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, morreu no domingo (7) ao ser baleado pelo Exército. Os militares dispararam pelo menos 80 tiros contra o carro em que ele estava com a família, em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o delegado Leonardo Salgado, da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro, ‘tudo indica’ que os militares atiraram por engano, pois confundiram o veículo com o de assaltantes. Outras quatro pessoas estavam no veículo. (Via Notícias ao Minuto)

– Brumadinho: sobe número de mortos identificados

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que o número de mortos identificados na tragédia da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, subiu para 224. Até o sábado (6), 69 pessoas permaneciam desaparecidas e 395 foram localizadas. Os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros continuam na região onde ocorreu o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro. (Via Estadão)

ECONOMIA

– IR: Receita abre consulta a lote da malha fina

A Receita Federal abre nesta segunda-feira consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de abril. Ao todo, serão desembolsados R$ 210 milhões para 91,3 mil contribuintes que estavam na malha fina das declarações de 2008 a 2018, mas regularizaram as pendências com o Fisco. A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone (número 146) e por aplicativo para tablets e smartphones. (Via Estadão)

FUTEBOL

– São Paulo elimina Palmeiras e vai a final

Em um jogo marcado por muito equilíbrio e tensão, o São Paulo eliminou o Palmeiras nos pênaltis, neste domingo, em pleno Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista, e foi à final após 16 anos – a última havia sido em 2003. O empate sem gols no tempo regulamentar foi marcado pelo uso do VAR, que anulou um tento para cada lado. (Via ESPN)

– Vasco bate Bangu e pega Fla na final do Carioca

No domingo, o Cruz-Maltino venceu com dificuldades o Bangu pelo placar de 2 a 1, no Maracanã, pela semifinal do Carioca. Os gols da partida foram marcados por Bruno César (de pênalti) e Yan Sasse para os vascaínos. Yaya Banhoro diminuiu para os Alvirrubros. Com o resultado, o time comandado por Alberto Valentim vai duelar contra o Flamengo na final e lutará pelo 25º título da competição em sua história. (Via Lance)

– Mineiro: Galo goleia e encara Cruzeiro na final

Confirmando o favoritismo, o Atlético-MG se garantiu em mais uma final de Campeonato Mineiro ao golear o Boa Esporte por 4 a 0, gols de Luan, Elias, Victor, contra, e Geuvânio, que marcou pela primeira vez com a camisa do clube. Sem muito esforço, o Galo se impôs ao Boa e garantiu ainda no primeiro tempo sua classificação à decisão estadual contra o seu maior rival, o Cruzeiro, que eliminou o América-MG. (Via Lance)

Gaúcho: Grêmeio vence e final terá Gre-Nal

JOGO DE HOJE

Campeonato Paulista

20h00 – Santos x Corinthians

Comentários

comentários

Ronny
Topo