Eleições

Em 2018, os eleitores brasileiras vão precisar fazer o cadastramento da biometria

Eleições 2018: veja tudo o que você precisa saber sobre a biometria

Data limite para cadastramento varia de acordo com a cidade que o eleitor mora. Municípios obrigatórios podem ser consultados pelo site do TSE

Brasil  / Giuliana Saringer, do R7
Em 2018, os eleitores de 186 cidades brasileiras vão precisar fazer o cadastramento da biometria para poder votar. Em São Paulo, por exemplo, 80 municípios estão com o cadastramento obrigatório. Já no Rio de Janeiro são apenas três cidades. O levantamento do R7 foi realizado com os dados presentes no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até dia 8 de fevereiro às 6h02. Até esta data, 52,18% do eleitorado brasileiro já havia regularizado o cadastramento. Segundo o TSE, a expectativa é que todos os eleitores tenham a biometria cadastrada até 2022. Hoje, sete estados já concluíram a biometria: Alagoas e Sergipe em 2012, Amapá e Distrito Federal em 2014 e Goiás, Tocantins e Roraima em 2017.
O que é o cadastramento biométrico?
Como cadastrar a biometria
Passo a passo
  • 1.
    O eleitor precisa agendar um horário no cartório eleitoral ou se dirigir para um dos postos eleitorais instalados no Poupatempo da cidade em que mora. O agendamento pode ser feito por telefone ou pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado do eleitor.
  • 2.
    Na data agendada, o eleitor deve levar um documento original com foto, comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses, e o título de eleitor.
  • 3.
    Embora o cadastramento ainda não seja obrigatório em todos os locais do país, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam a biometria para evitar problemas futuros.
Cidades com biometria obrigatória
Getty Images
Os eleitores podem checar quais as cidades em que a biometria é obrigatória acessando o site do TSE.  Ao entrar no site, a pessoa precisa selecionar qual o estado em que vota. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os municípios daquele estado. O eleitor deve olhar o campo “situação do município”. A biometria é obrigatória quando estiver escrito “em revisão” neste espaço.
Prazos
Os prazos para regularizar o cadastro da biometria variam de acordo com a cidade em que o eleitor vota. É possível consultar a data limite no site do TRE de cada estado ou por telefone. No dia 9 de maio, o TSE fecha o cadastro das eleições e, a partir de então, pode cancelar o título dos eleitores que não tiverem realizado a biometria no prazo correto. Os documentos são serão cancelados dos eleitores de municípios onde a biometria é obrigatória. Fonte: https://noticias.r7.com/brasil/eleicoes-2018-veja-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biometria-11022018

Comentários

comentários

Ronny
Topo