Educação

Equipes escolares dos 11 Centros Municipais de Educação Infantil de tempo integral em Teresina participaram neste sábado (23) de um diálogo sobre os princípios básicos de cuidados na escola.

Palestra para educadores aprofunda conhecimentos sobre segurança infantil no ambiente escolar

Educadores de 11 escolas receberam orientações sobre estratégias eficazes na prevenção de acidentes

 
Palestra para educadores aprofunda conhecimentos sobre segurança infantil no ambiente escolar

Créditos: Ascom

Equipes escolares dos 11 Centros Municipais de Educação Infantil de tempo integral em Teresina participaram neste sábado (23) de um diálogo sobre os princípios básicos de cuidados na escola. A palestra “Segurança infantil no ambiente escolar” foi ministrada pela Drª Fernandina Maria Neiva Santos Fonseca, no Centro de Formação Odilon Nunes. Os educadores, incluindo estagiários, receberam orientações sobre estratégias eficazes na prevenção de acidentes. A especialista alertou para o grande número de crianças encaminhadas aos hospitais da capital com fraturas que poderiam ser evitadas com atitudes simples das famílias em casa. Para ela, a escola cumpre papel fundamental nesse processo de conscientização. “É importante que os profissionais de creches tenham conhecimento sobre primeiros-socorros e os procedimentos básicos em caso de acidentes, mas é preciso também que as práticas pedagógicas nos primeiros anos de vida estejam direcionadas para o bem estar das crianças, que a escola dialogue com a família no sentido de garantir espaços seguros em casa, que os pequenos estejam sempre acompanhados e que sejam evitadas situações de imprudência”, explica a Drª Fernandina. Durante a palestra, os professores trocaram experiências e tiraram dúvidas com a médica, fortalecendo a rede de cuidados oferecida nas creches que atendem crianças a partir de 6 meses de idade. Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec) Sâmmya Ribeiro, o momento fortalece os pilares da educação básica. “O cuidar e o educar são indissociáveis, precisamos ter conhecimento e precisamos entender que o pedagógico não é o único enfatizado com crianças nessa faixa etária, o cuidar é extremamente importante”, conclui.
Fonte: http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Palestra-para-educadores-aprofunda-conhecimentos-sobre-seguranca-infantil-no-ambiente-escolar/16010

Comentários

comentários

Ronny
Topo