Manchete

Hemocentro vai homenagear doadores com mais de 40 doações e que tenham doado sangue em 2017. O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro

Hemopi vai homenagear doadores de sangue do Piauí
 Resultado de imagem para HEMOPI O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro
Nesta sexta-feira (24) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) foi dia de celebrar os milhares de piauienses que são doadores voluntários de sangue. Para isso, o Hemocentro homenageou doadores com mais de 40 doações e que tenham doado sangue em 2017, parceiros de campanhas de coleta externa e interna e ainda pessoas que comemoraram o aniversário no Banco de Sangue ao longo desse ano. 
 
A programação iniciou às 8h no Auditório do Hemopi com celebração ecumênica, apresentações artísticas, entrega dos certificados e o corte do bolo pelos doadores. O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
 
“O objetivo é fazer com que mais pessoas tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão. Além de homenagear quem já doou e esteve conosco em todas as dificuldades. Queremos também alertar para a importância de manter o estoque regular para atender a demanda do Natal e Ano Novo que se aproxima”, afirma o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho.
 
O Hemocentro tem capacidade para receber 200 doadores por dia. “As pessoas precisam se atentar para a necessidade de doar. A expectativa de vida e os índices populacionais aumentaram, mas ainda falta uma conscientização da população em relação a doação de sangue e a demanda crescente que temos”.
 
O Hemopi é o único banco de sangue do Piauí, responsável por abastecer toda a rede hospitalar, pública e privada. A média mensal é de quatro mil bolsas de sangue.
 
 Em períodos de férias, o estoque costuma ter uma redução de até 30%. Paralelo à Teresina, também acontecerão celebrações em Picos, Parnaíba e Floriano para homenagear os doadores.
 
Quem pode e não doar sangue
 
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 69 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.
 
É importante lembrar de que não é necessário doar sangue em jejum. A recomendação é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
 
Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.
                       Fonte:  http://www.hemopi.pi.gov.br/noticia.php?id=419

Comentários

comentários

Ronny
Topo