Economia

Na reta final do prazo do DIRPF

Na reta final do prazo do DIRPF, no Piauí foram transmitidas mais de 95 mil declarações até o momento.

Faltam 15 dias do prazo final da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e a expectativa de declarações a serem transmitidas no Piauí são de 230 mil, até o momento 41% desse total foram enviadas a receita federal – 95.443 mil

Campanha publicitária do IRPF 2018 traz orientações ao contribuinte –A Receita Federal lançou na semana passada a campanha publicitária do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018. As peças trazem orientações aos contribuintes sobre a importância e a obrigatoriedade da entrega da declaração do IRPF. O foco da campanha gira em torno da facilidade para o cumprimento dessa obrigação, já que a declaração pode ser elaborada utilizando-se computador, tablet ou celular. Também lembra aos contribuintes acerca do vencimento do prazo para a entrega da declaração, que neste ano se encerra em 30 de abril.

A campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e envolve ações em diversas plataformas, tais como anúncios em mídia impressa, filmes para TV e cinema, painéis digitais, além de peças para divulgação em sites e redes sociais.

Também por meio de vídeos presentes no TV Receita, canal da RFB no youtube, o órgão buscar esclarecer sobre o imposto de renda. Uma série com 8 vídeos aborda as principais dúvidas que surgem nesta época de entrega da declaração. Os vídeos buscam aproximar a Receita Federal do cidadão, explicando, em linguagem coloquial, os principais assuntos relacionados à legislação do imposto de renda da pessoa física.

Multa por atraso na entrega da declaração – A multa por atraso na entrega da declaração é cobrada quando o contribuinte estiver obrigado a apresentar a declaração e a entrega for realizada após 30/04/2018. O valor mínimo cobrado para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

Assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento da multa. A Notificação de Lançamento pode ser impressa por meio do programa da declaração, utilizando-se a opção Declaração – Imprimir – Recibo. São impressos em sequência: o recibo, a Notificação de Lançamento e o Darf da multa.

O contribuinte tem o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento. Se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora (com base na taxa Selic). Nesse caso, é possível emitir o Darf atualizado, utilizando o Pesquisa de Situação Fiscal no site do e-CAC (centro virtual de atendimento). Mais informações sobre a DIRPF acessar a página da Receita Federal no link http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018

Comentários

comentários

Ronny
Topo