Saúde

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar municipal

FMS vai melhorar serviço de coleta de sangue das unidades de saúde

Profissionais da área passam por qualificação até a próxima quinta-feira

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, através do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, trabalha para aprimorar o serviço de coleta de sangue para exames na rede de saúde de Teresina. Para isso, os profissionais da área passam por uma atualização, que acontece a partir desta terça-feira (09) até o dia 11 abril pela manhã, no auditório da FMS.

“Nós abordamos a melhor forma de acondicionamento e transporte das amostras de sangue e demais materiais coletados nas salas de coleta das unidades de saúde, que fazem parte da fase pré-analítica, que é o momento onde ocorre a maioria dos problemas. Mostramos também como faremos a implantação de um fluxo de transporte e acondicionamento mais adequado das amostras. Também abordamos sobre a coleta e os principais erros que acontecem. Mostramos vários exemplos que foram vivenciados na prática e pontuamos os erros e como faremos para eliminá-los, pois implicam no resultado do exame”, afirmou Symonara Faustino, farmacêutica bioquímica e gerente técnica do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, que palestrou hoje.

A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. O teste de laboratório é parte integrante do processo de tomada de decisão do médico e os resultados influenciam diretamente na qualidade de vida do paciente.

Outra farmacêutica bioquímica também palestrou nesta terça no auditório da FMS: Mikaelly Thacher, da empresa que fornece os tubos de coleta para a FMS. Ela abordou a temática coleta à vácuo. “Os sistemas para coleta de sangue à vácuo reduzem o risco de exposição direta ao sangue e tornam mais fácil a coleta de múltiplas amostras através de uma única punção. Além de maior conforto para o paciente, também proporciona maior segurança para o profissional que realiza a coleta e reduz as chances de contaminação da amostra”, disse ela.

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar municipal atua tanto na atenção básica em saúde, como também na rede hospitalar. Além da realização de exames para diagnóstico dos mais variados tipos de doenças, o laboratório é também um grande processador de dados de saúde imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Piauí.

Atualmente, o Raul Bacellar conta com uma equipe de 136 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Em 2018 foram realizados 2.461.172 exames, englobando as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose.

RESULTADOS ONLINE

Todos os postos de coleta do Raul Bacellar estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo sitewww.pulsesaude.com.br .

“Quando ele sai da sala de coleta, recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado de casa ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar.   Fonte: portalpmt.teresina.pi.gov.br   / FMS

Comentários

comentários

Ronny
Topo