Agenda Cultural

Orquestra de Violões de Teresina se apresenta no Teatro Municipal João Paulo II

Orquestra de Violões se apresenta no Teatro João Paulo II nesta quinta-feira (25)

Com entrada gratuita, a apresentação tem início às 19h

Nesta quinta-feira (25) a Orquestra de Violões de Teresina se apresenta no Teatro Municipal João Paulo II, zona Sudeste. Com entrada gratuita, esta é a primeira apresentação da OVT após a reforma da casa cultural. A apresentação tem início às 19h.

A OVT é uma orquestra escola formada pelos alunos que se destacam no projeto “Violão na Escola” e pelos seus professores. O repertório da Orquestra de Violões apresenta composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim. Atualmente, o projeto atende cerca de 400 alunos que incluem a rede municipal de ensino em escolas municipais e centros culturais, como Palácio da Música, Teatro do Boi e Teatro João Paulo II.

Com cerca de 5 mil alunos, desde sua implantação no ano de 2007, o “Violão na Escola” é uma iniciativa apoiada pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino fundamental e à comunidade em geral, aulas de musicalização por meio do violão.

Para o coordenador da Orquestra de Violões, Ravi Cordeiro, a missão é contribuir para a formação cultural. “Por meio do estudo da música no instrumento, temos a missão de contribuir para a formação cultural dos cidadãos”, disse. De forma inédita no Nordeste, o “Violão na Escola” utiliza a prática coletiva de ensino de música, possibilitando a formação de turmas maiores e conseguindo atender o maior número possível de alunos.

A apresentação desta quinta-feira acontece com o objetivo de aproximar o público da região com a casa cultural, assim como os alunos que fazem parte da oficina de violão em uma troca de experiência.

O Teatro João Paulo II é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O espaço está inserido na cena cultural teresinense para sediar espetáculos de teatro, dança e música, além de disponibilizar oficinas gratuitas de balé, violão, capoeira, dança contemporânea, canto coral, dança de salão, bateria e teatro.

Créditos: Ascom

Comentários

comentários

Ronny
Topo