Teresina

(Semcaspi), entregou o novo espaço do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência

Teresina ganha novo espaço para atender Pessoas com Deficiência

O Centro Dia atende a pessoas de 18 a 59 anos Teresina ganha novo espaço para atender Pessoas com Deficiência

Créditos: Rômulo Piauilino

Nesta terça-feira (6), a assistência social às pessoas com deficiência ganhou um reforço na capital. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), entregou o novo espaço do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência. O local agora poderá atender a 60 pessoas, diariamente, dobrando o número de pessoas beneficiadas com os serviços oferecidos.

Entre os serviços que são ofertados estão atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes; orientação e apoio aos cuidadores e/ou familiares; identificação de tecnologias assistidas de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.

O Centro Dia atende a pessoas de 18 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no CadÚnico e se encontrem em situação de vulnerabilidade social – estando, ainda, com algum grau de dependência, que tiveram ou têm limitações agravadas pela convivência com situações de risco ou violação de direitos. Os atendimentos na instituição ocorrerão de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

“A entrega da reforma deste espaço era uma das nossas metas para este ano, porque sempre é uma demanda urgente promovermos a inclusão social de todas as pessoas. Nós queremos que esse processo de estruturação das unidades de atendimento das pessoas com deficiência continue acontecendo e beneficiando cada vez mais a população de nossa cidade”, pontuou o prefeito Firmino Filho.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, comemora a ampliação da capacidade do Centro Dia. “Temos em mente que Teresina é uma cidade de todos, daqueles que possuem algum tipo de deficiência, ou que não possuem. Por isso, temos o empenho de garantir cada vez mais inclusão, respeito e cidadania para aqueles que têm alguma necessidade especial. Estamos aqui dobrando a quantidade de atendimentos para fortalecer a assistência social e promover uma Teresina mais sensível e acolhedora junto às pessoas com deficiência”, explicou.

O acesso aos serviços do Centro Dia é realizado por meio de cadastro, que deve ser realizado na sede do órgão. Entre as etapas, ocorre a avaliação e encaminhamento pela equipe técnica. Pode haver, ainda, uma visita dessa equipe, caso seja necessário. A visita também pode ser solicitada pelo telefone (86) 3221-6821.

O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência está localizado na Rua Acre, nº 352, no bairro Ilhotas. A instituição é administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

 

Comentários

comentários

Ronny
Topo