Saúde

UBS, Diocina de Sousa Lima Neta, já inicia atendimento à população hoje (29).

UBS do Parque Piauí começa a funcionar nesta sexta-feira (29)

Unidade irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas da zona sul de Teresina

A Unidade Básica de Saúde Diocina de Sousa Lima Neta, localizada no Bairro Parque Piauí, já inicia atendimento à população hoje (29). A UBS foi inaugurada pelo prefeito Firmino Filho e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, nesta quinta-feira (28). A Unidade conta com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas da zona sul de Teresina.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Na agenda da cidade colocamos como prioridade a Atenção Básica, que é a base do sistema de saúde. Estamos realizando o maior investimento da história de Teresina nessa área. Já são 75 UBS, entre construções e reformas, que mantém esse padrão de qualidade.  Estamos fornecendo condições apropriadas para aqueles que trabalham e usufruem dos serviços de saúde”.

“O nosso fazer depende do nosso olhar: a ação de construir essa UBS representa uma visão de trabalho do prefeito Firmino Filho de que é necessário aperfeiçoar o sistema de saúde para atender cada vez mais e melhor a comunidade”, destacou o presidente da FMS, Charles Silveira. Ele também relembrou que a extensa rede de saúde municipal faz com que a Prefeitura gaste 35% dos seus recursos próprios para cobrir ações nessa área, mais do que o dobro previsto em lei.

A dona de casa Maria do Carmo, de 69 anos de idade, participou da solenidade de inauguração da Unidade. Ela mora no bairro Parque Piauí há 43 anos e ressalta a satisfação de ter uma nova UBS em sua região. “Eu acho a inauguração dessa Unidade boa, foi ótimo, porque era o que a gente estava precisando. Não tenho nada para falar de mal, só agradecer a Deus por esse presente que foi dado à comunidade”, afirma.

Nas Unidades Básicas de Saúde, os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas”, ressalta o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

A solenidade de inauguração da UBS do Parque Piauí contou também com a participação de familiares da homenageada Diocina de Sousa Lima Neta, de políticos da cidade, de membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de lideranças comunitárias, de profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de servidores que atuarão na Unidade e da população. UBS do Parque Piauí começa a funcionar nesta sexta-feira (29)

Créditos: Rômulo Piauilino /  Fonte: PMT

Comentários

comentários

Ronny
Topo