Saúde
Seminário Estadual da Assistência Social: o Cadastro Único e as Políticas Sociais.
Começa nesta quinta (11), o seminário estadual da Assistência Social em Teresina
O evento promovido pelo governo do Estado, através da Sasc, contará com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência da Assistência Social, vai realizar, nos dias 11 e 12 deste mês, em Teresina, o Seminário Estadual da Assistência Social: o Cadastro Único e as Políticas Sociais. O evento terá a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e de vários municípios piauienses.
Segundo a superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, o objetivo é capacitar os secretários municipais da Assistência Social, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social e de programas sociais, como o Criança Feliz e Bolsa Família. Durante o evento, serão discutidas as mudanças no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família. “ É um momento oportuno para fazer essa capacitação, dado às mudanças propostas pelo governo federal,” comenta a superintendente.
Janaína Mapurunga informa que essas mudanças serão discutidas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, a secretária da Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, e a diretora de Departamento de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Caroline Paranayba. E mais de 450 pessoas fizeram a inscrição para o evento que vai começar às 8h30, com a presença da secretária da Assistência Social do Piauí, Regina Sousa.
No primeiro dia do evento, que será realizado no Differencial Buffet, com a discussão sobre a importância do Cadastro Único como instrumento de formulação das políticas públicas, o novo Bolsa Família, detalhando as regras gerais, busca ativa e condicionalidades do programa que beneficia mais de 620 mil famílias no Piauí. As normativas e atualizações do cofinanciamento, que é o repasse de recursos do estado para os municípios efetuarem o pagamento de benefícios eventuais, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
No último dia do evento, na sexta-feira(12), será realizada mesa-redonda para discutir os programas e ações voltadas para crianças e adolescentes: Primeira Infância, Piauí Acolhe e Serviço de Convivência.
Repórter: Geneide Santos
Pi.gov.br