Politica
Conforme levantamento, dois partidos voltam a ter assento no Parlamento Municipal
Seis partidos vão desaparecer da Câmara de Teresina a partir de 2025
As Eleições 2024 provocaram mudanças na composição dos partidos na Câmara de Teresina. Seis legendas deixarão de existir na Casa a partir de janeiro de 2025 e duas voltam a ter assento no Parlamento Municipal.
Conforme levantamento do Portal ClubeNews, quando são comparados os dados referentes às Eleições 2020, o número de partidos representados na Câmara de Teresina caiu de 15 para 13. Apenas o Podemos terá uma cadeira na Casa pela primeira vez, com o vereador eleito Carpejanne Gomes.
Sem espaço
Pela primeira vez, desde 1988, o PSDB não terá um vereador na Câmara de Teresina. Em 2020, a sigla elegeu a maior bancada da capital, com quatro parlamentares. Para as eleições de 2024, o único vereador do partido – Edson Melo – decidiu não concorrer à reeleição.
Os partidos PTB e Patriota se fundiram para se tornar o Partido Renovação Democrática (PRD). Já o PSL e Democratas se tornaram uma só legenda, passando a se chamar União Brasil. PRD e União Brasil também têm cadeiras na Casa.
O Partido Verde (PV) não conseguiu reeleger o vereador Neto do Angelim e vai ficar sem representação. O partido possui uma cadeira na Câmara desde 2000.
Retornam
A advogada Tatiana Medeiros (PSB) foi eleita para o primeiro mandato a partir de 2025. Com o feito, o partido retorna à Câmara Municipal após 10 anos, desde a saída do então vereador Rodrigo Martins, eleito deputado federal em 2014.
O partido Avante elegeu o vereador Vinício Ferreira em 2020, mas perdeu a vaga após expulsar o parlamentar por infidelidade partidária. Nestas eleições, a sigla elegeu o delegado James Guerra.
Composição da Câmara de Teresina por partidos:
PT:
– Gustavo de Carvalho;
– Joaquim do Arroz;
– Venâncio Cardoso;
– Deolindo Moura;
– Elzuila Calisto;
– João Pereira;
– Dudu (PT).
PRD:
– Bruno Vilarinho (PRD);
– Juca Alves (PRD);
– Roncallin (PRD);
– Valdemir Virgínia (PRD);
Progressistas:
– Ismael Silva (PP);
– Petrus Evellyn (PP);
– Aluísio Sampaio (PP);
PDT:
– Carlos Ribeiro (PDT);
– Enzo Samuel (PDT);
– Fernando Lima (PDT);
MDB:
– Lucy Soares;
– Zé Neto;
– Daniel Carvalho;
PSD:
– Eduardo Draga Alana;
– Zé Filho;
Republicanos:
– Ana Fidelis;
União Brasil:
– Samuel Alencar;
PSB:
– Tatiana Medeiros;
Solidariedade:
– Fernanda Gomes;
Podemos:
– Carpejanne Gomes;
Avante:
– Delegado James Guerra;
PL:
– Luís André.
Por Jonas Carvalho
Portalclubenews.com