SIGA O 24H

Esporte

Cristiano Ronaldo e Luis Suárez se enfrentam nesta segunda-feira como destaques de suas seleções, mas sem clube

Publicado

em

Compartilhar isso...

“Desempregados”, Cristiano Ronaldo e Suárez se reencontram quatro anos depois

Sem clube, astros de Portugal e Uruguai se enfrentam nesta segunda-feira e usam a Copa do Mundo do Catar como vitrine para potenciais contratantes

A diferença que quatro anos fazem. Em 2018, Portugal e Uruguai se encontravam nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. À frente das duas seleções, estavam, respectivamente, Cristiano Ronaldo e Luis Suárez, ambos como protagonistas em clubes gigantes do futebol europeu. Nesta segunda-feira, quatro anos depois, os dois craques se reencontram num confronto de suas seleções, agora pelo Grupo H da Copa do Mundo do Catar. Só que numa posição nova e incômoda: sem contrato com um clube para o pós-Copa.

Cristiano Ronaldo (esq.) e Luis Suárez (dir.) se enfrentam nesta segunda-feira como destaques de suas seleções, mas sem clube — Foto: Infoesporte

Cristiano Ronaldo (esq.) e Luis Suárez (dir.) se enfrentam nesta segunda-feira como destaques de suas seleções, mas sem clube — Foto: Infoesporte

Tecnicamente, Suárez ainda tem vínculo com o Nacional, do Uruguai, mas o próprio atacante já avisou antes de seguir ao Catar que não continuará no time tricolor em 2023. Já se especulou que “Luisito” seguirá para os Estados Unidos, mas ainda não há nada oficial. Cristiano, por sua vez, chegou no Catar como jogador do Manchester United, mas teve seu contrato rescindido em comum acordo com o clube ainda antes da estreia de Portugal.

– Infelizmente a idade chega pra todos. Eles estão longe do auge. O Suárez fez um movimento de carreira pensando em aposentadoria ao sair da Europa para jogar no Nacional-URU, time onde ele começou. Veio jogar em um continente onde o futebol está abaixo. Acho que ele já desistiu do mais alto nível. Mas ainda tem lenha para queimar por aqui. Foi bem e campeão no Nacional-URU. Acho que seria um reforço importante para times brasileiros, por exemplo – analisa Conrado Santana, comentarista dos canais SporTV.

+ Cristiano Ronaldo fala sobre saída do Manchester United: “Momento certo”

Já houve jogadores que chegaram à Copa do Mundo sem clube, mas nenhum da estatura de Ronaldo e Suárez. Em 2018, o português vinha de duas temporadas seguidas eleito como melhor jogador do mundo e fechou uma transferência milionária para a Juventus durante o torneio. O uruguaio ainda era peça fundamental do Barcelona, campeão espanhol e da Copa do Rei daquele ano.Cristiano Ronaldo x Luis Suárez: artilheiros se enfrentam pela 12ª vez

Desde então, os dois caíram progressivamente de produção, ainda que mantendo-se acima da média. Ronaldo ainda foi artilheiro da Série A em 2020/21 e da Eurocopa de 2021, além de bicampeão italiano e da Supercopa italiana e campeão da Copa da Itália. Em 2021, o português retornou ao Manchester United, clube inglês onde foi ídolo no início do século, mas sua passagem foi conturbada e se encerrou no último dia 22, após Cristiano amargar a reserva na maior parte da temporada.

– Pensando em continuidade na Europa, não vejo times de elite indo atrás do Cristiano. Acho que ele vai ter que optar por times do segundo escalão ou ir para ligas mais fracas para continuar fazendo seus gols. Ele vai ter que pensar o que vai fazer da carreira, como fez o Suárez. Ele ainda pode jogar em Portugal, na Europa, no Sporting, por exemplo, que foi onde começou. Os dois não são mais os mesmos, mas na Copa do Mundo a gente ainda pode ter mais um “gostinho” desses grandes jogadores – diz Conrado.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

Suárez foi campeão espanhol em 2018/19 e da Supercopa da Espanha em 2018 pelo Barcelona e seguiu para o Atlético de Madri em 2020, onde foi campeão espanhol novamente em 2021. Ao final de seu contrato, em julho, porém, ficou quase um mês até acertar seu retorno ao Nacional, clube que o revelou no Uruguai. Ele ajudou a equipe a conquistar o título uruguaio, com seis gols e três assistências em 13 jogos.

+ Leia mais notícias de Portugal

Luis Suárez lamenta chance perdida em Uruguai x Coreia do Sul — Foto: REUTERS

Luis Suárez lamenta chance perdida em Uruguai x Coreia do Sul — Foto: REUTERS

A Copa surge, então, como uma vitrine para que os dois jogadores possam provar que ainda têm muito a contribuir no futebol. Para o empresário Ricardo Scheidt, que representa jogadores como Rodinei e Rafinha, o principal fator que potenciais contratantes estarão de olho é no desempenho físico.

– A gente está falando de dois jogadores que já são consagrados no futebol mundial. O que muito se leva em conta hoje em dia pra contratar um jogador desse porte é a questão física, por eles já estarem acima dos 30 anos, e a questão física é decrescente, acaba perdendo rendimento. O fato de eles estarem na Copa do Mundo possibilita que todos os clubes estejam vendo que eles estão jogando num nível alto. Depende do rendimento deles, e acho que ajuda muito. As perspectivas só aumentam – diz Scheidt.

Cristiano Ronaldo abriu o caminho para a vitória de Portugal contra Gana — Foto: Manan Vatsyayana/AFP

Cristiano já deixou sua marca no Catar com um gol na estreia de Portugal, o primeiro da vitória sobre Gana por 3 a 2. Suárez passou em branco no empate em 0 a 0 do Uruguai com a Coreia do Sul.

Ricardo Scheidt tem expectativas diferentes para os destinos de cada um dos dois após a Copa.

– Pelo meu entendimento do mercado, acho o mercado um pouco mais restrito. O Cristiano Ronaldo de repente retornar para o Sporting, que é o time que formou ele em Portugal, ele permanece na Europa. Mas achar que ele vai para um dos times grandes da Europa, eu acho pouco provável. Tirando uma estratégia de marketing, de repente de um Paris St-German da vida de colocar um Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar juntos… E o Luis Suárez, mais difícil ainda. O Cristiano Ronaldo nitidamente é um patamar acima do Luis Suárez, apesar de ainda ser um nível alto. O Luis Suárez, já vejo mais como mercados secundários mesmo, como mundo árabe, MLS, Brasil. Mas vejo como pouco provável eles ficarem nos grandes centros da Europa – opinou.

+ Cristiano Ronaldo: como as recentes polêmicas podem afetar a imagem do atleta?

Portugal e Uruguai se enfrentam às 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira no Estádio Lusail. A TV Globo, o sportv e o ge transmitem ao vivo.

A saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United

O Manchester United decidiu rescindir o contrato com Cristiano Ronaldo em meio à Copa do Mundo, dias depois de ir ao ar uma polêmica entrevista do craque ao programa “Piers Morgan Uncensored” na TV britânica, na qual o jogador fez duras críticas à diretoria e ao técnico Erik Ten Hag. As declarações foram uma espécie de gota d’água de problemas envolvendo o craque e o clube na atual temporada, depois de o jogador chegar a ser afastado por ter se recusado a ir a campo em uma partida da Premier League.

+ Confira outros trechos da entrevista polêmica de Cristiano Ronaldo+ Cristiano Ronaldo diz que se aposenta caso Portugal vença a Copa

O atacante português acusou “algumas pessoas” de tentarem forçar sua saída do Manchester United e disse se sentir traído. Entre os alvos de suas declarações estiveram o atual técnico do time, Erik Ten Hag, e o ex-comandante na temporada passada, Ralph Rangnick. CR7 chegou a dizer que “não respeita” Ten Hag, pois o holandês “não mostrou respeito” por ele.

+ Cristiano Ronaldo está entre Newcastle e Al-Nassr, diz jornalNúmeros de Cristiano Ronaldo em 2022/23

0 seconds of 37 seconds, Volume 0%Carregando anúncio 

No papo, CR7 contou que não viajou para os treinos e amistosos preparatórios na Tailândia e Austrália para apoiar a família e acompanhar a filha Bella, com apenas três meses à época, que se recuperava de um problema de saúde. O astro português reclamou na entrevista que não se sentiu apoiado pelos dirigentes.

Cristiano Ronaldo também não poupou palavras ao dizer que o Manchester United “parou no tempo” desde a saída de Alex Ferguson e está longe do patamar dos principais rivais do futebol inglês por conta dos erros cometidos nas últimas gestões dos Red Devils. E afirmou que nunca foi procurado pelos irmãos Glazer, donos do clube.

Cristiano Ronaldo em coletiva de imprensa — Foto: REUTERS/Pedro Nunes

+ Cristiano Ronaldo reage a críticas por entrevista polêmica antes da Copa: “Falo quando quero”

O clube se manifestou oficialmente depois de todos os trechos da entrevista irem ao ar e prometeu agir. Logo a imprensa inglesa levantou a possibilidade de uma rescisão partindo do United, o que se concretizou na última terça, quando foi anunciado fim do vínculo do jogador com a equipe inglesa – que iria, originalmente, até o meio do ano que vem.

A relação polêmica com Erik Ten Hag

A rescisão foi o desfecho melancólico para uma temporada um tanto quanto estranha de CR7 no Manchester United, onde se tornou ídolo por sua primeira passagem, entre 2003 e 2009, quando conquistou uma Liga dos Campeões e ganhou o primeiro prêmio de melhor jogador do mundo.

Cristiano Ronaldo, de 37 anos, voltou ao Manchester United na temporada passada, quando teve um bom desempenho, terminando como artilheiro do time com 24 gols em 39 partidas. Apesar disso, a temporada 2022/23 começou com o craque envolto em dúvidas sobre seu futuro, uma vez que ele desejaria deixar o United para buscar uma equipe que jogasse a Liga dos Campeões. Em meio a especulações, ele não participou da pré-temporada com o recém-chegado Erik Ten Hag, que não escondeu sua insatisfação com a ausência.

Cristiano Ronaldo e Erik Ten Hag entraram em rota de colisão no Manchester United — Foto: Getty Images

CR7 acabou permanecendo em Manchester, mas logo veio à tona a perda de espaço no elenco, com o astro amargando o banco de reservas constantemente. Isso começou a minar sua relação com o técnico holandês, apesar de Ten Hag dizer que admirava e contava com o atacante em seus planos. Porém, o atrito veio à tona em um duelo contra o Tottenham, pela Premier League, em outubro.

Na ocasião, Cristiano Ronaldo deixou o banco de reservas ainda durante a partida, e depois Ten Hag indicou que ele se recusou a ir a campo quando solicitado, no fim do jogo. O problema disciplinar fez o holandês pedir uma multa e o afastamento do astro, que depois foi reintegrado e voltou a ser utilizado em mais quatro partidas, sendo titular em todas elas.

A aparente trégua, porém, chegou ao fim com a polêmica entrevista de Cristiano Ronaldo, que foi ao ar horas depois do último jogo do Manchester United antes da Copa do Mundo, contra o Aston Villa, no dia 6 de novembro. Com o craque longe, concentrado com a seleção portuguesa, o clube foi forçado a agir e encerrar a segunda passagem do jogador por Old Trafford.

Por Adriano Albuquerque e Gustavo Pereira — Rio de Janeiro

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade