JUSnoticias
33% das calçadas dos prédios públicos do Piauí apresentam obstáculos que dificultam a mobilidade de pessoas com deficiência.
A pesquisa envolveu os 49 órgãos estaduais com sede em Teresina
TCE-PI: prédios de órgãos públicos têm obstáculos para pessoas com deficiência
Um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) apontou que 33% das calçadas dos prédios públicos do Piauí apresentam obstáculos que dificultam a mobilidade de pessoas com deficiência. A pesquisa envolveu os 49 órgãos estaduais com sede em Teresina.
A fiscalização analisou a adequação das instalações públicas às normas de acessibilidade. Os fiscais buscavam identificar barreiras físicas e comunicacionais que poderiam impedir o atendimento inclusivo para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O estudo revelou que mais de 70% dos prédios não possuem atendentes com formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e mais de 85% não dispõem de material em braile para auxiliar deficientes visuais. Além disso, 66% não possuem piso tátil.
Outro problema destacado foi a inadequação das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. Aproximadamente 33% dos órgãos não possuem sinalização adequada para essas vagas e tampouco garantem o espaço necessário ao lado delas para circulação com cadeira de rodas.
Os resultados da pesquisa serão encaminhados aos órgãos de controle e ao Governo do Estado para a tomada das providências necessárias.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com