SIGA O 24H

Entretenimento

Poucos verão com os próprios olhos, o eclipse solar em regiões remotas do planeta.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Eclipse solar amanhã só poderá ser visto em regiões remotas

No Brasil, site do Observatório Nacional mostrará fenômeno

Poucos verão com os próprios olhos, mas muitos poderão acompanhar – na página do Observatório Nacional no Youtube – o eclipse solar em regiões remotas do planeta. Será na tarde deste sábado (30).

O fenômeno só poderá ser observado por quem estiver na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, onde o eclipse será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Este é o primeiro dos dois eclipses solares previstos para este ano – nenhum observável no Brasil. Ele terá início às 15h45 (horário de Brasília).

A retransmissão ao vivo, do Observatório Nacional, terá início um pouco mais cedo, às 15h. Nela, os amantes da astronomia terão muitas atrações, promete a astrônoma Josina Nascimento.

Além de explicar como ocorrem os eclipses, ela disponibilizará imagens de outro fenômeno solar, visto a partir de Marte. “São imagens obtidas do ponto de vista marciano, flagradas pelo rover Perseverance, que está em Marte. O vídeo mostra o momento em que a lua Fobos passou em frente ao Sol. É imperdível”, disse à Agência Brasil a astrônoma.

Lua entre o Sol e a Terra

De acordo com o Observatório Nacional, eclipses solares ocorrem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.

Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. “E nos casos em que não há definição da umbra, como os eclipses solares de 2022, temos somente eclipse parcial”.

Em média, um eclipse total do Sol ocorre a cada 18 meses, mas por serem visíveis somente em estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros.

Cuidados para a observação

A observação de eclipses solares nunca deve ser feita nem a olho nu, nem com óculos escuros, chapas de Raio X ou filmes fotográficos, porque a claridade e o calor do Sol podem danificar seriamente a retina.

Uma sugestão dada por especialistas é de que interessados em fazer esse tipo de observação procurem, em lojas de ferragens ou de materiais de construção, o chamado vidro de solda. A tonalidade desse vidro deve ser, no mínimo, 14. O vidro deve ser colocado diante dos olhos para uma observação segura do Sol.

Outras retransmissões

Diante do grande interesse causado pela astronomia, o Observatório Nacional tem feito diversas lives, nas quais comenta eventuais fenômenos que estejam ocorrendo.

A retransmissão do eclipse solar não será a única deste sábado. Mais cedo, às 4h, Josina fará outra transmissão, na qual mostrará imagens e comentará a conjunção entre os dois planetas mais brilhantes: Júpiter e Vênus.

Como o fenômeno continuará pelos próximos dias, está prevista outra live, no mesmo horário, domingo (1º). “As lives sobre essa conjunção serão muito especiais porque mostrarão algo que não é visível a olho nu: a participação de Netuno nesse alinhamento”, disse ela.

“Isso será possível porque mostraremos imagens captadas a partir dos telescópios de astrônomos profissionais e amadores, parceiros do Observatório”, completou.

Todas as lives serão transmitidas pela página do Observatório Nacional no Youtube. Para acessá-la, clique aqui.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Edição: Graça Adjuto

14 Comentários

14 Comments

  1. qkpTWiQg

    2 de junho de 2024 no 15:23

    qdKlYQrPE

  2. tesPwFpmL

    16 de junho de 2024 no 00:41

    tbRAqIdcYVaZFgX

  3. tesPwFpmL

    16 de junho de 2024 no 00:41

    AekmnoXiyfT

  4. lista escape roomów

    5 de julho de 2024 no 18:47

    You really make it seem so easy along with your presentation however I
    in finding this topic to be really something which I feel I might by no means understand.
    It seems too complex and extremely extensive for me.
    I’m having a look ahead on your subsequent submit, I will attempt to get the hold of
    it! Escape room

  5. DelorasU

    6 de julho de 2024 no 15:52

    Very interesting subject, regards for posting.?

  6. lease option

    21 de julho de 2024 no 06:33

    I could not resist commenting. Exceptionally well written!

  7. vermiculite

    21 de julho de 2024 no 23:29

    Very nice write-up. I absolutely love this site. Stick with it!

  8. Flum pebble flavors

    22 de julho de 2024 no 06:40

    I used to be able to find good info from your articles.

  9. lehenga

    24 de julho de 2024 no 00:04

    Howdy! This post could not be written any better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I most certainly will forward this article to him. Pretty sure he’ll have a good read. Thank you for sharing!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade