Esporte
A Série D conheceu os clubes que vão disputar o acesso à Série C do Brasileiro de 2021.
Série D chega às quartas com goleiro sincerão, adeus de Zé Love e gandula chama jogador de preguiçoso
Mais raiz que nunca, Quarta Divisão tem os 8 classificados para jogos do acesso e até sorteio para definir dois confrontos após empate de clubes em 3 critérios. Alencar, do Fast, agarra três pênaltis e se destaca; veja resumão
A Série D conheceu os clubes que vão disputar o acesso à Série C do Brasileiro de 2021. São eles: Altos, Novorizontino, Aparecidense, América-RN, Mirassol, Floresta, Fast e Marcílio Dias. Eram 64 times, restaram oito, e os classificados às semifinais vão festejar a subida de divisão. As datas no calendário reservadas para as partidas de ida e volta das quartas de final da Série D são 3 e 10 de janeiro.
Dois dos quatro confrontos foram formados no domingo: Altos x Marcílio Dias e Novorizontino x Fast. Por terem empatado em três critérios (pontos, vitórias e saldo de gols), Aparecidense e América-RN só descobriram os rivais na próxima fase nesta segunda-feira, via sorteio, feito pela CBF: o Mecão vai pegar o Floresta, e o time goiano enfrenta o Mirassol.
+ TABELA: veja resultado dos jogos e o chaveamento da Série D
Nos jogos das voltas das oitavas, dois confrontos decididos nos pênaltis com goleiros protagonistas. Se liga no resumão do ge:
+ Na ida: chocolates, pintura coletiva e Mister do Sertão travado
Despedida de Zé Love, ex-Santos
Brasiliense x Mirassol, Brasileirão Série D — Foto: Divulgação / Brasiliense FC
Campeão com o Santos da Libertadores 2011, o atacante Zé Love era o principal destaque do Brasiliense na Série D. No jogo de ida contra o Mirassol, ele foi desfalque, e o time de Brasília perdeu por 4 a 0. Na volta, em Taguatinga (DF), Zé Love atuou, marcou dois gols, mas a vitória por 2 a 1 não foi suficiente para a classificação. O Mirassol foi quem passou de fase.
Zé Love deu adeus à Série D assumindo a artilharia com 12 gols marcados. Wallace Pernambucano, do América-RN, com nove gols, é quem mais se aproxima de Zé entre os jogadores que ainda estão competindo a Quarta Divisão.
Novorizontino e Mirassol garantem vaga para as quartas de final da Série D do Brasileiro
“Ser goleiro é f$d@ (…) se ficar tranquilo demais dá 💩”
Marcelo, do Altos, após falha em jogo da Série D: “Ser goleiro é f%d@”
Pode acontecer de tudo em coletivas após os jogos, e o goleiro Marcelo, do Altos, manteve a tradição da série “grandes entrevistas do futebol brasileiro”.
Depois de falhar de forma bizarra, ao pensar que a bola iria para fora, ele virou herói da classificação alviverde na decisão nos pênaltis conta o Salgueiro.
Ao falar sobre o erro, Marcelo foi honesto ao reconhecer que não foi bem no lance e protagonizou um momento engraçado ao relatar como é duro a profissão de quem atua debaixo das traves.
– Ser goleiro é f%d@ porque é o único que não pode errar. Errou é gol (…). Eu confiei da bola ir fora pela batida. Eu nem ataquei a bola, só esperei (…). Se ficar tranquilo demais dá 💩 – contou o goleiro.
Os gols de Altos 1 (4) x (2) 1 Salgueiro pelo jogo da volta das oitavas da Série D
Alencar defende três pênaltis
Veja o gol e os pênaltis de Fast 1 (6 x 5) 0 Globo-RN, pela Série D
Por falar em pênaltis, o goleiro Alencar, do Fast, defendeu três cobranças na classificação do time amazonense sobre o o Globo FC, na Arena da Amazônia: vitória do Fast por 1 a 0 (foi 2 a 1 para o Globo na ida) no tempo normal, e 6 a 5 nas penalidades.
No fim, Alencar – criticado pela torcida – desabafou com o gesto de silêncio. Pela segunda vez, o Fast eliminou um rival nos pênaltis na Série D. Na segunda fase, foi o Moto Club.
Goleiro Alencar — Foto: Antônio Assis/FAF
O Fast vai enfrentar o Novorizontino, que eliminou o Goiânia por 4 a 0.
“Tá com preguiça de pegar a bola”, provoca gandula
O Marcílio Dias tirou o Goianésia com o empate em 1 a 1, vantagem conquistada após vencer na ida por 2 a 1, em Santa Catarina. O que chamou a atenção no confronto foi a súmula do árbitro Adriano Barros Carneiro (CE).
Confira os gols da Série D
O juiz descreveu que precisou excluir um gandula do estádio Waldeir José de Oliveira, em Goianésia, que provocou o goleiro do time visitante.
– Aos 4 minutos do segundo tempo, exclui de suas funções o gandula Wilian Lopes da Silva, por entrar no campo de jogo com a bola fora de jogo e provocar o goleiro, Aparecido Beliato Junior, da equipe Marcílio Dias, com as seguintes palavras: “tá com preguiça de pegar a bola, c@ra8*o” – disse o árbitro.
No mesmo jogo, o árbitro informou na súmula que o supervisor do Marcílio Dias também foi retirado do estádio após gritar “desse jeito fica fácil para ganhar dinheiro”.
– Aos 27 minutos do primeiro tempo, o quarto árbitro solicitou o policiamento para retirar uma pessoa da equipe do Marcílio Dias que se encontrava na arquibancada reclamando e ofendendo a equipe de arbitragem. Tal pessoa estava exaltada, proferindo as seguintes palavras: “tá de sacanagem, não vai dar a falta e nem o cartão, desse jeito fica fácil para ganhar dinheiro” – contou o juiz, acrescentando:
– Quando o quarto árbitro foi pedir calma para os diretores, a pessoa que estava exaltada na arquibancada falou as seguintes palavras: “vai fazer seu serviço aí calado, não saio daqui, quero ver quem vai me tirar, se você for homem vem aqui e me tira, vagabundo”. Tal pessoa foi identificada como Marco Aurélio Oliveira da Gama, credenciado como supervisor e diretor de futebol da equipe Marcílio Dias, com a ocorrência da Polícia Militar – narrou o árbitro.
Por fim, o sorteio
Os jogos da Série D acabaram no domingo, mas as emoções continuaram na segunda.
Com as classificações do América-RN (eliminou o Galvez com 5 a 1) e da Aparecidense (perdeu para o São Luiz-RS por 2 a 1, mas goleou na ida por 4 a 0), os clubes potiguar e goiano empataram em três critérios na classificação geral da Série D.
Sendo assim, o regulamento da Série D prevê um sorteio para definir quem fica em 3º e 4º lugar. A ordem dos clubes interfere nos adversários de Floresta e Mirassol.
+ Sorteio pode alterar confrontos das quartas da Série D; ENTENDA
Aparecidense e América-RN empataram em número de pontos, vitórias e saldo de gols. O número de gols marcados (usado em todas as outras fases) não aparece como critério para a formação dessa quarta fase. Em sorteio realizado pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores, o América-RN se classificou em 3º, e Aparecidense ficou em 4º.
- América-RN x Floresta
- Novorizontino x Fast
- Aparecidense x Mirassol
- Altos x Marcílio Dias
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Floresta eliminou o Juventude-MA — Foto: Ronaldo Oliveira/Floresta EC
Os oito times classificados às quartas de final foram ordenados por campanha (do primeiro ao oitavo) com o somatório dos pontos de todas as fases. A equipe de melhor campanha, o Altos, pegou o time de pior, o Marcílio Dias. Assim, os duelos ficaram 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
- Altos: 38 pts, 12 vitórias
- Novorizontino: 38 pts, 11 vitórias
- América-RN: 35 pts, 10 vitórias, saldo de gols 24 – SORTEIO
- Aparecidense: 35 pts, 10 vitórias, saldo de gols 24 – SORTEIO
- Mirassol: 32 pts, 9 vitórias
- Floresta: 32 pts, 8 vitórias
- Fast: 31 pts
- Marcílio Dias: 29 pts
Confira o cronograma das datas da Série D
- 1ª Fase: de 20/09 a 28/11; CONCLUÍDA ✔️
- 2ª Fase: 06/12 e 13/12; CONCLUÍDA ✔️
- 3ª Fase (Oitavas de Final): 20/12 e 27/12; CONCLUÍDA ✔️
- 4ª Fase (Quartas de Final): 03/01 e 10/01;
- 5ª Fase (Semifinal): 17/01 e 24/01;
- 6ª Fase (Final): 31/01 e 07/02.
Por Josiel Martins — Teresina
Globoesporte.globo.com