Politica
O prefeito quer aproveitar o potencial turístico e produtivo do rio, para favorecer a agricultura familiar.
Elisabeth Sá debate com Dr. Pessoa prioridades na atuação da Semam
A secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Sá, foi recebida em audiência pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (05/01), para debater demandas prioritárias da pasta na nova administração.
Esse foi o primeiro encontro de trabalho da gestora com o prefeito, em reunião que contou também com a presença do secretário de Governo, Adolfo Nunes, e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Um dos principais pontos debatidos foi a revitalização do Rio Poti. O prefeito quer aproveitar o potencial turístico e produtivo do rio, para favorecer em especial a agricultura familiar. Neste aspecto, Pessoa voltou a falar na criação do canal de transposição do Rio Parnaíba para o Poti para favorecer a irrigação em áreas de plantio.
Segundo a secretária, o prefeito também questionou o fato de que boa parte do que é comercializado no Mercado do Peixe da capital venha de fora, e defendeu que a pasta atue para que a pesca nos rios da capital sejam consolidadas como fonte de renda.
“E da nossa parte, falei da intenção de fazer com que a população de Teresina conheça a beleza dos nossos rios. Nós temos duas cachoeiras, são pequenas, mas lindas, e pouca gente conhece. No passeio que fiz pelo rio [Poti], vi muitas garças, e que a nossa mata ciliar é preservada”, disse Elisabeth.
Em relação à preservação dos rios, a secretária afirmou que a Semam vai continuar com o projeto de limpeza e controle dos aguapés. Ação conjunta com o trabalho de fiscalização e de despoluição das águas do Poti.
A gestora quer ainda incentivar práticas esportivas e trabalhar na elaboração do Código Ambiental, que até hoje Teresina não tem, para garantir maior segurança jurídica nas ações da Secretaria e na liberação de licenças.
Apoliana Oliveira / Meionorte.com