Educação
Enem 2020 em Teresina teve movimentação menor que em anos anteriores
Por vários anos consecutivos, em condições normais, o Piauí teve as menores taxas de abstenção no exame. Este ano, contudo, o estado teve a 5ª menor taxa do país.
Piauí tem quase 50% de ausência no Enem 2020; 5ª menor taxa do país
Quase 50% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Piauí não compareceram à prova no primeiro domingo (17), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira devido à pandemia da Covid-19 e os números refletem o momento.
“Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A Pandemia trouxe muitas incertezas e, além do adiamento da prova, tivemos ainda o impasse se o Enem aconteceria na data prevista”, disse.
O gestor disse ainda que o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova.
Enem 2020 em Teresina teve movimentação menor que em anos anteriores — Foto: Naftaly Nascimento/G1
“Apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários seriam cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. Acredito que o aumento dos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair do isolamento para fazer o Exame”, afirmou.
Por vários anos consecutivos, em condições normais, o Piauí teve as menores taxas de abstenção no exame. Este ano, contudo, o estado teve a 5ª menor taxa do país.
Paraíba (44%), Sergipe (46,2%), Alagoas (46,7), Rio Grande do Norte (46,9%) e, em seguida, o Piauí (47,4%) tiveram os menores percentuais de ausência.
Rondônia teve o maior percentual de ausentes, 64%, mas o Ministério da Educação destacou que algumas cidades do estado não tiveram seus dados computados.
Por G1 PI