SIGA O 24H

Esporte

A Liga dos Campeões afunilou ao ponto de reunir seus dois últimos finalistas, Bayern e PSG

Publicado

em

Compartilhar isso...

Alemães ganham desfalques de Gnabry e Lewandowski, mas PSG de Neymar e Mbappé também tem lista extensa de ausências. Porto x Chelsea é o outro confronto de ida restante das quartas

Bayern e PSG se reencontram desfigurados oito meses depois de final em Lisboa

Munique respira decisão. A Liga dos Campeões afunilou ao ponto de reunir seus dois últimos finalistas, Bayern e PSG, nas quartas de final. Mas a experiência agora será diferente. Há a ida, nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), e a volta, terça que vem, em Paris. E um bocado de desfalques que desfiguram as equipes oito meses depois daquela final em Lisboa, vencida pelos alemães.

Carrossel Champions Bayern x PSG — Foto: Arte: Infoesporte

Carrossel Champions Bayern x PSG — Foto: Arte: Infoesporte

O ge acompanha Bayern x PSG e Porto x Chelsea em Tempo Real, às 16h (de Brasília)

O Bayern não tem dois de seus atacantes. Lewandowski, detentor do prêmio de melhor jogador do mundo, lesionou-se com a seleção polonesa e deve até mesmo perder o confronto da próxima semana, assim como Gnabry, que testou positivo para Covid-19. Além deles, não jogarão Douglas Costa, Tolisso e Roca – sem contar Thiago Alcântara, Philippe Coutinho e Perisic, que deixaram o time depois da decisão.

  • Relembre como foi Bayern 1 x 0 PSG pela última decisão da Champions
  • VC Escala: o time ideal das quartas de final da Champions League

O poder de fogo do PSG tem quase força máxima. Mbappé e Neymar estão confirmados – a suspensão do craque brasileiro, expulso no último sábado, é no Campeonato Francês –, enquanto Icardi é desfalque com lesão na coxa.

O problema, neste caso, é na engrenagem: os volantes Paredes (suspenso) e Verratti (Covid-19) deixarão com provavelmente Gueye e Herrera a missão de encarar talvez a melhor dupla de volantes do mundo no momento: Kimmich e Goretzka. E os laterais também serão reservas: Kehrer na direita e Diallo improvisado na esquerda, já que Kurzawa e Bernat estão indisponíveis.

Dos 30 que entraram em campo na decisão de Lisboa, em agosto, só 18 estão disponíveis por seus times para o confronto desta terça-feira em Munique: Navas, Kehrer, Kimpembe, Marquinhos, Herrera, Draxler, Di María, Neymar e Mbappé; Neyer, Kimmich, Boateng, Süle, Alaba, Davies, Goretzka, Müller e Coman.

Neymar, Di María e Mbappé em treino do PSG em Munique — Foto: AFP

Neymar, Di María e Mbappé em treino do PSG em Munique — Foto: AFP

  • Mansur: eymar perdeu o direito à régua que mede outros craques

Mais do que nomes, os dois times ainda não alcançaram o nível da última temporada. O Bayern, por exemplo, elevou o sarrafo de um tamanho que pesaria nas comparações, sendo o primeiro a ganhar a Champions com 100% de aproveitamento (numa sequência geral de 34 vitórias, um empate e duas derrotas em 37 jogos desde que Hansi Flick assumiu como técnico).

Na temporada atual, o Bayern tornou-se mais mortal, sofrendo quase o mesmo número de gols com 12 jogos a menos. No Campeonato Alemão, só ganhou um conforto depois de vencer o RB Leipzig no último sábado e abrir sete pontos na liderança. Não são apenas os desfalques, embora reconhecidamente ainda se trate de um dos favoritos.

A comparação entre o Bayern da última e da atual temporada

TemporadaAproveitamentoMédia de gols próMédia de gols contra
2020/2183%2,831,14
2019/20 (com Hansi Flick)93%3,220,72

O PSG também tem dado os seus escorregões. Em 31 rodadas do Campeonato Francês, por exemplo, já perdeu oito vezes, a pior marca da década ao lado da temporada 2010/11, pré-investimento do Catar (até mesmo quando não foi campeão). Não à toa houve troca no comando (Tuchel por Pochettino), e o time perdeu a liderança no sábado com a derrota para o Lille.

Mas ainda há tempo para recuperar. E o PSG sabe que, nessa altura, se precisar trocar mais um título francês pela insistentemente cobiçada Liga dos Campeões, ninguém no mundo levantará a voz contra.

Prováveis escalações:

  • Bayern: Neuer; Pavard, Süle, Alaba, Davies; Kimmich, Goretzka; Sané, Müller, Coman; Choupo-Moting

Desfalques: Douglas Costa, Gnabry, Lewandowski, Tolisso e Roca

  • PSG: Navas; Kehrer, Marquinhos, Kimpembe, Diallo; Gueye, Herrera; Di María, Neymar, Mbappé; Kean

Desfalques: Paredes, Verratti, Bernat, Florenzi, Icardi e Kurzawa

Pendurados: Gueye, Kurzawa, Neymar, Verratti

Kimmich e Thomas Müller são duas das forças remanescentes do Bayern — Foto: Getty Images

Kimmich e Thomas Müller são duas das forças remanescentes do Bayern — Foto: Getty Images

O Porto vai aprontar de novo?

Porto e Chelsea fazem o outro confronto desta quarta-feira, começando no Estádio do Dragão. Os portugueses chegam naturalmente como azarões depois de derrubarem a Juventus de Cristiano Ronaldo na prorrogação, mas acreditam que está longe de ser uma missão impossível.

No fim de semana, por exemplo, o Chelsea sofreu a sua primeira derrota em 15 jogos com Thomas Tuchel no comando. Para um time que vinha concedendo poucos gols (apenas dois!), levar cinco do West Bromwich em 90 minutos impressiona, mesmo que Thiago Silva tenha sido expulso aos 29 minutos de jogo.

Confortável com a posição de zebra, o Porto tentará aproveitar a linha alta da defesa do Chelsea, mas terá desfalques fundamentais de Sérgio Oliveira, o melhor na partida de volta em Turim, e Taremi, ambos suspensos.

O veterano Pepe, de 38 anos, puxa a fila em treino do Porto — Foto: EFE

O veterano Pepe, de 38 anos, puxa a fila em treino do Porto — Foto: EFE

No time inglês, o único desfalque é o volante Kanté, lesionado.

– Viemos de uma competição que podemos perder para o 19º da tabela por 5 a 2. Portanto, sabemos o quão humilde devemos ser em todos os jogos. Tenho a sensação de que podemos superar o Porto, mas será uma partida difícil. É um time muito experiente, campeão em Portugal por muitos anos. Isso cria uma cerca mentalidade. Mas somos fortes o suficiente e acreditamos em nós mesmos para superar essa fase – disse o técnico Thomas Tuchel.

Prováveis escalações:

  • Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Uribe, Otávio, Corona; Luis Diáz e Marega

Desfalques: Mbaye, Sérgio Oliveira e Taremi

  • Chelsea: Mendy; Azpilicueta, Christensen, Rüdiger; James, Jorginho, Kovacic, Alonso; Mount, Giroud e Werner.

Desfalque: Kanté

Pendurados: Kovacic e Ziyech

Thiago Silva em treino do Chelsea — Foto: Getty Images

Thiago Silva em treino do Chelsea — Foto: Getty Images

Por Redação do ge — Munique, Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade