SIGA O 24H

Esporte

Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund X Robert Lewandowski, ídolo do Bayern de Munique

Publicado

em

Compartilhar isso...

Com números impressionantes, artilheiros das duas equipes são as atrações do clássico nesta terça

Haaland x Lewandowski: Supercopa da Alemanha é “prova dos 9” de Borussia Dortmund e Bayern de Munique

Os torcedores do Borussia Dortmund e do Bayern de Munique têm o mesmo motivo para confiar na conquista da Supercopa da Alemanha: o dono da camisa 9. O jogo desta terça-feira, às 15h30 (de Brasília), no Signal Iduna Park, opõe as duas grandes estrelas do futebol do país no momento, e é quase um duelo particular entre o jovem norueguês Erling Haaland, esperança da equipe da casa, e o veterano polonês Robert Lewandowski, ídolo da torcida bávara.

Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund, e Robert Lewandowski, ídolo do Bayern de Munique — Foto: Arte: Infoesporte/ge.globo

Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund, e Robert Lewandowski, ídolo do Bayern de Munique — Foto: Arte: Infoesporte/ge.globo

Os dois atacantes dominam o cenário do futebol alemão com marcas impressionantes. Aos 32 anos, Lewandowski viu o apogeu chegar mais tarde do que o habitual no futebol de elite. Mas está vivendo intensamente seu melhor momento: é o atual detentor do prêmio Fifa The Best, de melhor jogador de 2020, graças basicamente ao faro goleador.

Por dois anos seguidos, Lewandowski somou mais gols que jogos disputados pelo Bayern: 55 em 47 aparições na temporada 2019/20 e 48 em 40 partidas na campanha passada. No último Campeonato Alemão, quebrou o recorde gols em uma só edição, com 41 (veja todos os gols abaixo). O antigo dono da marca, Gerd Müller, um dos maiores ídolos do Bayern e do futebol alemão, faleceu neste domingo e deve ser homenageado na decisão desta terça – seguindo os protocolos sanitários da Federação Alemã de Futebol, o estádio do Borussia poderá receber até 25 mil torcedores na Supercopa.

Se Lewandowski é um legítimo sucessor de Gerd Müller no Bayern, Erling Haaland, de 21 anos, tem tudo para trilhar o mesmo caminho. Assim como Lewa, sua média de gols é maior do que um por partida no Borussia Dortmund: marcou 62 vezes em 61 jogos. Antes, já tinha deixado o Red Bull Salzburg, da Áustria, com 29 gols em 27 partidas.Haaland é um atacante fora de série, basta olhar para as estatísticas, são números incríveis para qualquer jogador.— Julian Nagelsmann, técnico do Bayern de Munique, na entrevista coletiva antes da decisão

Há três meses, ainda técnico do RB Leipzig, Nagelsmann perdeu a final da Copa da Alemanha por 4 a 1 para o Borussia Dortmund, com dois gols do norueguês. Agora, apesar dos elogios a Haaland, ele aposta na experiência do seu goleador para levantar seu primeiro título como técnico.

Robert Lewandowski comemora seu gol no empate do Bayern de Munique com o Borussia Mönchengladbach — Foto: FEDERICO GAMBARINI / AFP

Robert Lewandowski comemora seu gol no empate do Bayern de Munique com o Borussia Mönchengladbach — Foto: FEDERICO GAMBARINI / AFP

– Lewandowski já provou por muitos anos sua qualidade como um atacante de classe mundial, essa é uma grande diferença entre eles – disse o técnico do Bayern.

– Erling (Haaland) não tem tanto tempo. Ele tem ótimas estatísticas, claro, mas o que chama atenção nesses jogadores é quando eles conseguem jogar em alto nível por muito tempo por diferentes times. Lewa tem mais experiência – afirmou Nagelsmann, de 34 anos, apenas dois a mais que o seu camisa 9.

  • Nagelsmann rechaça pressão antes de final pelo Bayern: “Sou jovem mas tenho experiência”

Os dois já começaram a atual temporada marcando, mas Haaland leva vantagem. Lewandowski deixou o dele no jogo de abertura do Campeonato Alemão, mas o Bayern apenas empatou com o Borussia Mönchengladbach em 1 a 1, sexta-feira (veja os melhores momentos).

Volume 0%Carregando anúncio 

No dia seguinte, o norueguês deu um show na goleada de 5 a 2 sobre o Eintracht Frankfurt: dois gols e três assistências (veja abaixo). Antes, já tinha feito todos os gols do Borussia nos 3 a 0 sobre o Wehen Wiesbaden, pela primeira fase da Copa da Alemanha.

Volume 0%Carregando anúncio 

Duelo também à beira do campo

A Supercopa da Alemanha também será um duelo à beira do campo, entre jovens técnicos que buscam um título no início da caminhada no novo clube. Assim como Nagelsmann, Marco Rose também foi contratado nesta temporada pelo Borussia Dortmund.

Aos 44 anos, Rose aposta na ambição pessoal de Haaland, com quem trabalhou por um ano e meio no Red Bull Salzburg. Juntos, eles conquistaram dois Campeonatos Austríacos e uma Copa da Áustria.

– Erling quer ser um jogador completo, ele mesmo diz isso. Ainda é jovem e tem muito potencial para desenvolver. Imagine o que ele pode se tornar se levar isso ao máximo. Estamos trabalhando nisso – declarou.

Erling Haaland fez dois gols e deu três assistências na estreia do Borussia Dortmund no Alemão — Foto: ANKE WAELISCHMILLER / AFP

Erling Haaland fez dois gols e deu três assistências na estreia do Borussia Dortmund no Alemão — Foto: ANKE WAELISCHMILLER / AFP

Por Allan Caldas — Dortmund, Alemanha

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade