Agenda Cultural
“O Magro de Aço”, lançou a 2ª edição do seu livro “O Piauí no Futebol”.
“O Piauí no Futebol”: Segunda edição do livro do advogado e jornalista Carlos Said é lançado na OAB Piauí
Em noite memorável, o advogado Carlos Said, mais conhecido como “O Magro de Aço”, lançou a 2ª edição do seu livro “O Piauí no Futebol”. A solenidade aconteceu no auditório da OAB Piauí e reuniu dirigentes da Seccional, autoridades do Poder Público, advogados(as), professores(as), familiares e amigos.
O lançamento da obra, que marca os 91 anos de vida do autor”, ocorreu na noite desta quarta-feira (04/05). O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, frisou a importância da história de vida do autor e da sua obra para a cultura do Piauí.
“Carlos Said é jornalista, advogado, foi atleta e historiador, cronista. É um homem que tem todo o nosso respeito e nosso carinho. Nos sentimos muito honrados de estarmos aqui na OAB Piauí, em especial com ele, sediando o lançamento da sua obra atualizada depois de tantos anos e que tanto contribuirá para a cultura esportista do nosso estado”, destacou o presidente Celso Barros Coelho Neto.
Em suas palavras, Carlos Said, agradeceu a presença de todos e falou do seu esforço em contribuir para o legado do esporte do Piauí. “Era obrigação minha perpetuar o futebol do Piauí, tão criticado, com a renovação desse livro. Agora, como advogado, me sinto honrado em a OAB Piauí prestigiar e fazer o lançamento do livro aqui. Eu agradeço a oportunidade de falar para o ouvintes do Piauí e do Brasil”, ressaltou.
LIVRO PIONEIRO
Falando em nome da família, o filho de Carlos Said, Gustavo Said, também consultor editorial do livro, parabenizou o espaço cedido pela OAB Piauí por abraçar o lançamento do livro.
“Para nós, da família, é uma honra muito grande fazer o lançamento da segunda edição desse livro pioneiro aqui na OAB, exatamente pela OAB Piauí está inscrita na história do meu pai. Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse evento, sobretudo para a renovação dessa obra”, faltou o professor Gustavo Said.
O prefaciador do livro, o jornalista Dídimo de Castro, compartilhou a sua relação com o autor Carlos Said, frisando a o valor da amizade e do conhecimento histórico sobre o esporte piauiense.
O editor da obra, Fernando Gustav, aproveitou a solenidade para compartilhar o seu contato com a primeira edição do livro. Segundo ele, ao ter contato com os primeiros momentos da leitura, logo contatou fatos históricos e precisavam ser perpetuados para as novas gerações.
Durante a solenidade, os convidados tiveram a oportunidade de ouvir narrações históricas de Carlos Said sobre o futebol piauiense. A OAB Piauí, por meio da Comissão de Direito Desportivo, prestou uma homenagem ao Carlos Said, com a entrega de um troféu.
SOBRE O AUTOR
Carlos Said é advogado, jornalista e ex-atleta do River do Piauí, clube que ajudou a fundar em 1946 e pelo qual foi tricampeão estadual em 1952, 1953 e 1954, atuando como goleiro.
Considerado o maior cronista esportivo piauiense, Carlos Said narrava, produzia e apresentava programas esportivos, destacando-se também como comentarista.
O livro pioneiro na literatura esportiva piauiense foi escrito pelo Carlos Said no ano de 1966, abordando os diversos aspectos do futebol piauiense. Agora, 46 anos depois, a família do autor mandou publicar a 2ª Edição, devidamente renovada.
CONFIRA FOTOS DO EVENTO
Fonte: OAB/PI