.Sem Categoria
PMT, implantação da Casa da Mulher Brasileira na capital.
Planejamento e Secretaria da Mulher se reúnem para tratar sobre as instalações da Casa da Mulher Brasileira
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, se reuniu nesta quarta-feira (13), com a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Centro), para tratar sobre os próximos passos para implantação da Casa da Mulher Brasileira na capital.
A proposta do local é ser um espaço de acolhimento que disponibilizará atendimento para mulheres em situação de violência doméstica. Além de garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, e o devido suporte psicológico para essas mulheres. É um projeto inovador no meio das políticas públicas voltadas para esse público na capital.
A reunião foi conduzida pelo secretário de planejamento, João Henrique Sousa, e a secretária da mulher, Gabriela Rodrigues. Além do superintendente executivo da SAAD Centro, José Alberto e equipes técnicas das pastas. Nas próximas semanas, as equipes se reúnem com o Prefeito Dr. Pessoa para deliberar novas etapas para o desenvolvimento deste projeto.
“O nosso prefeito Dr. Pessoa tem o objetivo de fazer esse projeto acontecer o mais rápido possível, pois é muito importante para as mulheres da nossa capital. Nos reunimos para dar andamento às questões mais burocráticas quanto às parcerias, etapas da obra e equipes de trabalho. Como planejamento, temos acompanhado o andamento dos recursos e trabalhando alinhados com a secretaria da mulher e Saad centro para que essas etapas sejam cada vez mais resolutivas”, explica João Henrique.
A Casa da Mulher Brasileira, projeto do Governo Federal, que disponibiliza um espaço especializado para atendimento às mulheres em situação de violência.
A proposta prevê a construção de uma estrutura do modelo tipo II, e está orçada no valor de R$ 5.491.678,83 por meio de recursos da OGU e contrapartida da Prefeitura de Teresina.
O serviço inovará a política pública na cidade por integrar, ampliar e articular os equipamentos públicos disponibilizados para as mulheres.
O espaço contará com uma estrutura no formato compacto, com recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros.
A Casa da Mulher Brasileira ficará localizada em um terreno cedido pela administração municipal na Avenida Roraima, 563, no bairro Primavera, na zona Norte de Teresina.
Pmt.pi.gov.br