SIGA O 24H

JUSnoticias

O ministro da Defesa chegou ao edifício-sede do TSE, recebido pelo presidente Moraes

Publicado

em

Compartilhar isso...

Novo presidente do TSE, Moraes recebe ministro da Defesa

Expectativa dos militares é tentar convencer Corte eleitoral a fazer nova reunião sobre sugestões para urnas eletrônicas

Uma semana após tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes recebe nesta terça-feira o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que irá tentar convencer o presidente da Corte Eleitoral a acatar as sugestões, que, na avaliação da caserna, poderia aprimorar o processo de votação. O ministro da Defesa chegou ao edifício-sede do TSE às 15h24.

  • Luciano Hang e outros 7 empresários: quem são os alvos da operação da PF por trocas de mensagens golpistas
  • Bolsonaro no Jornal Nacional: relembre vídeo em que presidente imitou paciente com falta de ar

Desde que assumiu a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas, mas jamais apresentou provas.

A reunião, que já era cercada de expectativas diante da pressão feita pelas Forças Armadas por mudanças nos padrões de testagem das urnas eletrônicas, ganhou um elemento extra nesta terça-feira. Uma operação da Polícia Federal autorizada por Moraes, que mirou em empresários aliados do presidente da República.

  • Oração e batata-frita: Bolsonaro transforma entrevista no JN em reality show para apoiadores; assista a vídeos

O encontro ocorre no gabinete da presidência da Corte eleitoral e foi divulgado pelo TSE como uma “visita de cortesia”. Interlocutores do tribunal ouvidos pelo GLOBO afirmam que a conversa deverá ocorrer em privado, sem a presença de assessores ou auxiliares.

Nesta segunda-feira, ao receber o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Moraes também dispensou o acompanhamento de integrantes de sua equipe.

  • Malu Gaspar: no Jornal Nacional, Bolsonaro mostrou que sabe se enquadrar quando precisa

No encontro, Nogueira também deverá tratar da Operação de Garantia de Votação e Apuração. Como acontece em todos os anos eleitorais, no último dia 12, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma autorização para as Forças Armadas atuarem mais uma vez no apoio logístico e no transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para os locais de votação.

Tradicionalmente, os militares também podem ser acionados para manter a ordem pública em localidades em que seja necessário reforço da segurança. Cabe ao TSE indicar os municípios onde são o apoio é necessário.

Por Mariana Muniz e Jussara Soares — Brasília

Oglobo.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade