SIGA O 24H

Municípios

(APPM) realizou, na tarde dessa terça-feira (03), a solenidade de posse da sua nova diretoria

Publicado

em

Compartilhar isso...

O novo presidente da instituição é o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva

APPM EMPOSSA SUA NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2023/2024

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na tarde dessa terça-feira (03), a solenidade de posse da sua nova diretoria, que vai conduzir os trabalhos da Casa Municipalista no biênio 2023/2024.

O novo presidente da instituição é o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, mais conhecido como Toninho. Sua oficialização no cargo, assim como a posse de toda a diretoria eleita, aconteceu no auditório da APPM e foi prestigiada por um expressivo público, entre eles autoridades como o governador Rafael Fonteles; senadora Jussara Lima; deputados federais e estaduais; secretários de estado; prefeitos e representantes de instituições da sociedade civil.

Após a solenidade de abertura do evento, o presidente eleito e demais membros do Conselho Diretor e Fiscal prestaram o compromisso estatutário e assinaram o termo de posse, sendo oficialmente nomeados em seus respectivos cargos. Toninho, que é prefeito de Caridade do Piauí, assume a principal cadeira na APPM pela primeira vez. Ele é o 19º gestor a presidir a Associação Piauiense de Municípios (APPM) em seus 43 anos de existência.

Em seu discurso, o presidente empossado agradeceu aos colegas prefeitos pelo apoio expressivo que lhe ajudou a chegar até a presidência da maior instituição municipalista do estado do Piauí. Disse, ainda, que vai priorizar pautas como o Pacto Federativo, o reajuste de programas federais, e o diálogo nas esferas estadual e nacional a fim de promover ações efetivas que beneficiem os municípios piauienses.

“Em primeiro lugar agradeço a Deus por todas as oportunidades ao longo da minha vida pública. Agradeço também aos meus colegas prefeitos e prefeitas que nos confiaram estar à frente da APPM para defendê-los e contribuir na luta do fortalecimento dos municípios. Encaro essa missão com muita humildade, mas sobretudo com muita responsabilidade. As prioridades agora são pautas como o Pacto Federativo, o reajuste dos programas federais que estão defasados há mais de 20 anos e também as ações junto ao governo do Estado, para que possamos melhorar esse intercâmbio entre os municípios, governo federal e governo estadual”, disse Toninho.

Ainda sobre o Pacto Federativo o presidente enfatizou a necessidade do avanço nessa temática.

“São ações que esperamos ter mais sensibilidade por parte do governo federal, para que a gente possa avançar. Os municípios já recebem poucos recursos, e deixam de investir para complementar programas da união, isso tem causado um déficit nas contas municipais. Nós defendemos que seja feita uma reavaliação de encargos, para que os municípios não continuem sendo penalizados”, destaca Toninho.

O ex-presidente da APPM e prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, se colocou à disposição para contribuir com a gestão e convidou os prefeitos a se filiarem e fortalecerem a instituição.

“Gostaria de me pôr à disposição da nova gestão para qualquer contribuição. Continuaremos na APPM e também estamos conclamando todos os prefeitos que se filiem, porque é muito importante marcharmos todos juntos nessa caminhada que é muito árdua em defesa da autonomia dos nossos municípios. Vamos ultrapassar hoje os 200 filiados, um recorde para a Associação. Mas é muito importante que todos os municípios se filiem, porque a APPM é a casa do municipalismo, aqui temos que lutar juntos. A eleição passou no dia que fechou a urna, não existe mais candidato a ou b, aqui a pauta é uma só, a defesa dos municípios piauienses”, pontua Paulo César.

O governador Rafael Fonteles prestigiou a cerimônia de posse e elogiou o trabalho que o presidente Toninho vem fazendo em Caridade do Piauí e destacou a importância do diálogo com a APPM e o municipalismo piauiense. Acenou, ainda, uma atuação articulada entre sua equipe de secretários e a APPM como via para que as políticas públicas cheguem a todos os municípios do Piauí.

“Parabenizar esse gesto entre o prefeito Paulo César e Toninho por fazerem uma transição tranquila. Isso mostra o compromisso dessas gestões em fazer a defesa do interesse dos municípios independente da disputa que houve. A APPM está de parabéns. Eu conheço o Toninho, é um grande prefeito, um grande gestor, querido pelos seus pares, tanto é que teve uma votação muito expressiva, e o vejo como um grande articulador, então o diálogo será muito produtivo com o governo do Estado. Queremos cada vez mais nos aproximar dos prefeitos e das prefeituras junto com a nossa equipe de secretários, para que essas políticas funcionem melhor, inclusive o cofinanciamento dos convênios que iremos celebrar para melhorar a educação básica, a atenção primária na saúde e a assistência social”, enfatizou o governador.

O deputado federal Júlio César também prestigiou a solenidade e enfatizou a competência do novo presidente da APPM. Ele garantiu que o correligionário vai desempenhar uma gestão de resultados por ser conhecedor das fontes de financiamento para os municípios.

“O Toninho é muito preparado, é um homem que nasceu para ser municipalista. Ele conhece a história, conhece as fontes financiadoras dos municípios brasileiros, mas acima de tudo, das necessidades de cada município que o Piauí tem e que ele vai representar como presidente da APPM”, elogiou o deputado.

A nova Diretoria da APPM é assim composta:

Conselho Diretor

Presidente: Antoniel de Sousa Silva (Caridade do Piauí)

1º Vice-Presidente: Jovenília Alves de Oliveira Monteiro (Piripiri)

2º Vice-Presidente: Admaelton Bezerra Sousa (São José do Piauí)

3º Vice-Presidente: Lécio Gustavo de Sousa Bezerra (Alvorada do Gurgueia)

Secretário Geral: Manoel Portela de Carvalho Neto (Aroazes)

1º Secretário: Karyne Aragão Cansanção (Cocal de Telha)

2º Secretário: Benedita Vilma Lima (São João do Arraial)

Tesoureiro Geral: Tairo Moura Mesquita (Santo Inácio do Piauí)

1º Tesoureiro: Raimundo Nonato Fontenele Cardoso (Cocal)

2º Tesoureiro: Gabriela Oliveira Coelho da Luz (Capitão Gervásio Oliveira)

Conselho Fiscal

Presidente: Diego Lamartine Soares Teixeira (Amarante)

Vice-Presidente: Genival Bezerra da Silva (Joaquim Pires)

Secretário: Francisco Barroso de Carvalho Neto (Santa Cruz do Piauí)

Suplentes

1º Suplente: José Henrique de Oliveira Alves (Nossa Senhora de Nazaré)

2º Suplente: Julimar Barbosa da Silva (Pavussu)

3° Suplente: Adeilson Antão de Carvalho (Francisco Macedo)

APPM.org.br

[

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade