Geral
Os presidentes Lula (Brasil) e Sergio Mattarella (Itália)
Em segundo dia de agenda, Lula se reúne com presidente da Itália
Brasileiro foi recebido por Sergio Mattarella no Palazzo del Quirinale, na capital italiana, na manhã desta quarta-feira (21)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira (21) com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em Roma. Mais cedo, o brasileiro havia se encontrado com o ex-premiê Massimo D’Alema e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.
Na sequência, Lula vai almoçar no Palazzo del Quirinale, residência oficial do presidente da Itália, e, depois, se encontrar com o papa Francisco. Às 17h, o brasileiro se reúne com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni — ela é a primeira mulher a governar o país e pertence ao partido Irmãos da Itália.
Cerca de uma hora depois, o petista vai se encontrar com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que o visitou no período em que ele esteve preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), em 2018. Na ocasião, Gualtieri exercia mandato pelo Partido Democrático Italiano. O novo encontro entre os dois terá caráter pessoal.
“É um encontro mais de natureza pessoal. Lembrem que o prefeito de Roma foi uma das personalidades que visitaram o presidente Lula quando ele se encontrava preso em Curitiba. Isso gerou, naturalmente, uma grande empatia e amizade entre os dois”, disse a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, que também é secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores.
Agenda
A primeira agenda de Lula na Europa ocorreu nesta terça-feira (20), quando o presidente se encontrou com o professor e sociólogo italiano Domenico De Masi, em Roma. A reunião durou cerca de uma hora, e os dois conversaram sobre a conjuntura política atual nos dois países, questões sociais e a guerra na Ucrânia.
Lula e o ex-premiê italiano Massimo D’Alema
RICARDO STUCKERT / PR / 21.06.2023
Lula tinha visitado o sociólogo em 2020, durante sua última passagem pela Itália. O professor é autor do livro O Ócio Criativo, entre outras obras.
Nesta quinta-feira (22), está prevista uma coletiva de imprensa às 8h30. Esse será o último compromisso de Lula na viagem à Itália. Depois, o presidente segue para a França, onde vai participar de reuniões bilaterais com os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Miguel Díaz-Canel Bermúdez (Cuba), Ariel Henry (Haiti) e Sultan al Jaber (Emirados Árabes Unidos).
Agenda na França
À noite, Lula vai discursar no festival Power Our Planet, na capital francesa, que vai contar com os shows de Lenny Kravitz e de Billie Eilish. O convite tinha sido feito pelo vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, que se encontrou com o presidente brasileiro em março deste ano, no Rio de Janeiro. Na época, o petista ganhou de presente um violão autografado pelo inglês.
Na sequência, Lula participa de um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de Estado. Já na sexta-feira (23), o brasileiro cumpre agenda na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, seguida de diálogo e almoço de trabalho. A previsão é que o petista chegue a Brasília no sábado (24).
- BRASÍLIA | Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
- RICARDO STUCKERT / PR / 21.06.2023