Esporte
Maycon comemora primeiro gol do Corinthians em Lima
Corinthians supera pressão, vence Universitario e avança na Sul-Americana
Em clima de tensão no Peru, Timão se classifica com time reserva e vê confusão no final; rival das oitavas é o Newell’s
Timão nas oitavas!
O Corinthians superou pressão extracampo, 80 mil torcedores no Estádio Monumental de Lima e 11 jogadores do Universitario no gramado para avançar na Copa Sul-Americana. Mesmo em cenário hostil, o Timão venceu o rival peruano por 2 a 1 na noite desta terça-feira e se classificou às oitavas de final do torneio (ASSISTA aqui aos melhores momentos de Universitario 1 x 2 Corinthians) – já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Itaquera. Maycon abriu o placar para os brasileiros, Flores, de pênalti, empatou, e o garoto Ryan fez o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo. Logo depois, uma confusão generalizada deixou o jogo parado por dez minutos – após empurrões, proteção da polícia aos jogadores do Timão e revolta dos peruanos. Tensão que começou há uma semana, na prisão do preparador físico do Universitario em São Paulo, acusado de ato racista contra torcedores corintianos.
Maycon comemora primeiro gol do Corinthians em Lima (Foto: Ernesto BENAVIDES / AFP)Como fica?
Classificado, o Corinthians enfrenta o Newell’s Old Boys nas oitavas de final – em dias e horários a definir, nas semanas de 2 e 9 de agosto. O Timão inicia a disputa em casa e decide na Argentina. CLIQUE AQUI e veja a tabela da Sul-Americana.
Carlos Miguel em Universitario x Corinthians (Foto: Staff Images/Conmebol)Polícia, expulsos e acréscimos
Um final caótico marcou o jogo no Monumental de Lima. Houve polícia em campo, troca de empurrões, quatro jogadores expulsos e 22 minutos de acréscimo. Tudo começou após o segundo gol do Corinthians, anotado por Ryan aos 46 da etapa final. Na comemoração, o jogador tirou a camisa e a mostrou em direção à torcida rival. A confusão se instalou, policiais entraram em campo e alguns deles chegaram a ser empurrados por jogadores do Universitario. Com tanta confusão, o segundo tempo só terminou aos 77 minutos.
Róger Guedes observa confusão em Universitario x Corinthians (Foto: Ernesto BENAVIDES / AFP)
Primeiro tempo
O Corinthians conseguiu controlar o Universitario, empurrado por cerca de 80 mil torcedores, na maior parte do tempo. Bem armado defensivamente, com três zagueiros, o Timão ficou com a bola no início e evitou com sucesso a pressão do rival. A equipe de Vanderlei Luxemburgo teve controle na maior parte do tempo, mas sucessivos erros de passe fizeram o Universitario acordar por cerca de dez minutos – principalmente com o meia Quispe, que aproveitou o espaço entre defesa e meio-campo corintiano e começou a dar trabalho. Foram dele as duas melhores chances do time peruano, em chute de fora da área que passou raspando a trave e finalização na área que exigiu boa defesa de Carlos Miguel. O Corinthians não chegou a assustar, mas contou com nomes como Giuliano e Róger Guedes para rodar a bola e ir para o intervalo com um 0 x 0.
Felipe Augusto em Universitario x Corinthians (Foto: Ernesto Benavides/AFP)Segundo tempo
O Universitario esboçou uma pressão inicial e adiantou a marcação, deixando o Corinthians desconfortável por alguns minutos. Por outro lado, o time de Vanderlei Luxemburgo passou a ser mais eficiente nos contra-ataques e aproveitou espaços, buscando decidir o jogo e conseguindo abrir o placar numa dessas jogadas, com cruzamento de Matheus Bidu, cabeçada de Róger Guedes na trave e Maycon aproveitando o rebote para fazer 1 x 0. O Universitario empatou logo depois, num pênalti cometido por Biro, após bola na mão, e convertido por Flores. Com a torcida novamente inflamada, o time peruano foi para cima, mas sofreu em novo contra-ataque o gol do garoto Ryan, nos acréscimos, aproveitando rebote de chute de Róger Guedes. A comemoração foi o estopim de uma grande confusão que durou mais de dez minutos. O segundo tempo terminou 20 minutos depois do esperado, com tensão em campo, mas Timão classificado.
Maycon comemora primeiro gol do Corinthians (Foto: Ernesto Benavides / AFP)Dê suas notas ao Timão!
CLIQUE AQUI e avalie os jogadores do Corinthians em Lima.
Ryan Corinthians gol Universitario (Foto: Ernesto Benavides / AFP)
Próximos jogos
Classificado na Sul-Americana, o Corinthians volta atenções ao Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo sábado, contra o Bahia, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ge.globo.com