Agenda Cultural
Esperança Garcia será homenageada na edição deste ano do Salipi
Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior e Djamila Ribeiro são anunciados na 21ª edição do Salipi; evento acontece em agosto em Teresina
Também já integram a lista de confirmados o cineasta e documentarista João Moreira Salles, a escritora Micheliny Verunschk, o escritor e ativista LGBTQIA+ João Silvério Trevisan, e o jornalista e roteirista de cinema Marçal Aquino.
A Fundação Quixote anunciou que a atriz e cantora Zezé Motta, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro e o escritor Itamar Vieira Junior estão entre as personalidades que participarão do 21º Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento acontecerá de 11 a 20 de agosto no Espaço Cultural Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
Nesta edição, Esperança Garcia, a primeira advogada negra do Brasil, será homenageada. Também já integram a lista de confirmados o cineasta e documentarista João Moreira Salles, a escritora Micheliny Verunschk, o escritor e ativista LGBTQIA+ João Silvério Trevisan, o jornalista e roteirista de cinema Marçal Aquino, a autora Ana Maria Gonçalves, o escritor e crítico literário Antonio Xerxenesky e a escritora Marilene Felinto.
“Esperança Garcia, sem sombra de dúvidas, é um nome que desponta nacionalmente como a primeira mulher a lutar oficialmente contra a escravidão aqui no estado do Piauí, a fazer uma petição nacional. A ponta da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] a ter reconhecido como a primeira advogada do Brasil. Mulher negra, ex-escravizada e que lutou, num momento tão adverso, pela liberdade”, comentou.
“Zezé Motta fará mesa de abertura do evento. Temos presenças confirmadas do João Moreira Sales, do Itamar Vieira Júnior, autor do ‘Torto Arado’, que é um dos nomes mais celebrados na atualidade. Temos os grandes escritores premiados como Micheline Verunski, Marçal Aquino, João Silvério Trevisan”, acrescentou.
- LEIA TAMBÉM: Quadrinho conta a história da escravizada Esperança Garcia, 1ª advogada do Brasil
Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior e Djamila Ribeiro são anunciados na 21ª edição do Salipi; evento acontece em agosto — Foto: Reprodução
É a primeira vez que o evento acontece em agosto, como celebração ao aniversário de Teresina. O Salipi promoverá exposições artísticas, exibição de produções audiovisuais, shows musicais, entre outras manifestações culturais. Está prevista também a volta das lives do “Esquenta Salipi”, iniciativa realizada em 2022.
“É uma edição comemorativa do aniversário de Teresina. A gente decidiu presentear a cidade com o maior evento literário e cultural do nosso estado, a gente decidiu unir o útil ao agradável”, contou o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, em entrevista à TV Clube.
A programação completa do evento será divulgada posteriormente.
Salão do Livro do Piauí (Salipi) acontece no espaço Rosa-dos-Ventos na Universidade Federal do Piauí (UFPI) — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
Por g1 PI