Esporte
Fernando Scheffer e o japonês Katsuhiro Matsumoto na eliminatória dos 200m livre
Fernando Scheffer vai à semifinal dos 200m livre do Mundial de Esportes Aquáticos
Beatriz Dizotti bate recorde brasileiro e conquista vaga na decisão dos 1500m livre
Medalha de bronze nos 200m livre nas Olimpíadas de Tóquio, Fernando Scheffer avançou à semifinal da sua prova no Mundial de Esportes Aquáticos. Na noite deste domingo em Fukuoka, no Japão (manhã de segunda no horário local), Scheffer fez o tempo de 1min46s45 e ficou em terceiro na sua bateria eliminatória. Ele volta a competir nesta segunda-feira, a partir das 9h11 (noite de segunda no Japão). O sportv2 transmite ao vivo.
Fernando Scheffer e o japonês Katsuhiro Matsumoto na eliminatória dos 200m livre — Foto: REUTERS/Stefan Wermuth
Fernando chegou a liderar a bateria, que terminou com a vitória do americano Kieran Smith, com 1min46s38. A segunda colocação ficou com o japonês Katsuhiro Matsumoto, com 1min46s44. Encerrada a prova, Scheffer preferiu não dar entrevistas ao passar pela zona mista. O brasileiro ficou com o nono tempo na classificação geral.
- Guilherme Costa fica em quarto lugar nos 400m livre
- Francês de 21 anos quebra recorde mundial de Phelps
Antes do Mundial de Fukuoka, Fernando Scheffer viajou à Europa e fez uma preparação específica. Durante os dias no exterior, o brasileiro disputou o Troféu Setti Colli, na Itália. Assim como no Troféu Brasil, quando conquistou a vaga para a competição no Japão, Scheffer nadou bem e brigou por medalha. Na prova no Brasil, ele nadou para 1m46s28; na Itália, 1m47s69.
Bia Dizotti vai à final nos 1500m livre
Uma das estrelas da delegação brasileira, a fundista Beatriz Dizotti conquistou vaga na final dos 1500m livre. Ela nadou na mesma bateria da multicampeã Katie Ledecky e, nas primeiras voltas, conseguiu se manter próxima. A americana assumiu à frente ao longo da prova, e Bia ficou com o segundo pelotão para não deixar escapar o lugar na decisão. Ela chegou na quinta posição da sua eliminatória e, com o tempo de 16min01s95, bateu o recorde brasileiro que já era seu. Outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut nadou para 16min30s99 e terminou na 21ª posição geral.
Beatriz Dizotti se surpreende com vaga na final dos 1500m livre no Mundial de Fukuoka — Foto: Getty Images
Bia avançou à final na oitava colocação geral e comemorou demais. No Mundial de Budapeste, em 2022, a brasileira também disputou a decisão e bateu o recorde brasileiro, com a marca de 16min05s25. Na ocasião, ela terminou a prova na sexta posição. A decisão será na manhã de terça-feira (noite de segunda no Japão). O sportv2 transmite ao vivo, e o ge acompanha em tempo real.
– Eu queria ter nadado abaixo dos 16 minutos, mas estou muito feliz em disputar mais uma final de Mundial. Durante a prova, a gente tem a oportunidade de pensar bastante e eu sei que tenho margem para melhorar. Vou conversar com o meu técnico para corrigir os erros, principalmente as minhas viradas – afirmou ela.
Outros brasileiros em ação
Nos 100m costas feminino, Júlia Goes ficou em sétimo em sua bateria eliminatória com o tempo de 1min02s87. Com o resultado, ela não avançou à semifinal. Já nos 100m costas masculino, Guilherme Basseto fez 54s45, terminando em oitavo na sua eliminatória. Ele também não passou de fase.
Pouco depois, nos 100m peito, Jhennyfer Conceição nadou o trecho em 1min08s79, ficando na oitava e última posição da sua bateria eliminatória.
– É muito bom estar aqui ao lado das meninas competindo. Acredito que, voltando para casa, eu e o meu técnico vamos analisar o que estamos fazendo para eu nadar abaixo do índice para o Pan de Santiago – comentou Jhennyfer.
Por Carol Oliveira e Richard Souza — Em Fukuoka, no Japão
Ge.globo.com