Internacional
Putin foi reeleito em 2018 para mais seis anos no poder
Putin avalia disputar reeleição na Rússia em 2024 e deve anunciar decisão em novembro, diz jornal
Atual presidente russo deve anunciar campanha para reeleição durante uma conferência. Caso seja eleito, Vladimir Putin ficará no poder até, pelo menos, 2030.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve anunciar em novembro que concorrerá às eleições presidenciais russas de 2024. As informações foram divulgadas pelo jornal Kommersant nesta terça-feira (3), citando fontes próximas ao governo.
O anúncio deve ser feito em uma conferência marcada para o próximo mês. De acordo com o jornal, que é um dos principais da Rússia, Putin avalia outros cenários antes de tomar uma decisão final.
As eleições presidenciais da Rússia devem acontecer em março de 2024. Caso Putin concorra e seja eleito, ele poderá ficar no poder até, pelo menos, 2030.
Putin está no poder há mais de 20 anos. Ele chegou à presidência em 1999, substituindo interinamente Boris Yeltsin. Em 2000, foi eleito efetivamente para o cargo, sendo reeleito em 2004.
Em 2008, quando não pôde concorrer à Presidência, apoiou o vencedor Dmitri Medvedev e acabou nomeado primeiro-ministro.
Já em 2012, Putin voltou à Presidência, sendo reeleito em 2018 para um mandato de seis anos. Em 2021, o Parlamento russo aprovou uma lei permitindo que o atual presidente dispute as eleições de 2024 e 2030.
Diplomatas, espiões e autoridades avaliam que Putin deve permanecer no poder enquanto for vivo.
No mês passado, o presidente russo disse que deve anunciar seus planos após o Parlamento convocar as eleições presidenciais — o que, pela lei, só acontecerá em dezembro.
O porta-voz do Kremlin afirmou em setembro que, se Putin decidir disputar a eleição, ninguém seria capaz de competir com ele.
Quem é Vladimir Putin
ReDe ex-agente da KGB a líder máximo da Rússia: veja a trajetória de Vladimir Putin
Putin, que é um ex-agente do serviço de inteligência soviético KGB — atual FSB —, completa 71 anos no próximo dia 7 de outubro.
Ele iniciou a vida pública em 1994 como vice-prefeito da cidade de São Petersburgo. Cinco anos depois, em agosto de 1999, foi escolhido primeiro-ministro pelo então presidente Boris Yeltsin.
No aspecto internacional, o governo de Putin foi marcado pelas disputas por influência e, mais recentemente, pela invasão à Ucrânia.
Na última eleição que Vladimir Putin disputou, em 2018, ele foi reeleito com votação recorde, sendo a escolha de 56 milhões de russos. O número, à época, representou 76% dos votos.
Por g1