SIGA O 24H

Geral

(Sada) firmou mais uma importante parceria, desta vez, com a (Fapepi)

Publicado

em

Compartilhar isso...

Parceria entre Fapepi e Sada vai investir R$ 1 milhão na produção de leite no Piauí

A parceria vai auxiliar também na contratação de estagiários que irão exercer atividades do Programa Piauí + Ater, nos 224 municípios piauienses

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) firmou mais uma importante parceria, desta vez, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). O objetivo é auxiliar na contratação de estagiários para o Programa Piauí + Ater, nos 224 municípios piauienses, além de ajudar na produção de um estudo científico sobre a bacia leiteira do Piauí.

 “Para a execução do Programa Piauí + Ater, nós contaremos além dos extensionistas efetivos, com o apoio de estagiários, e a Fapepi irá realizar essa contratação. Bolsas de estágio serão disponibilizadas para alunos que estão cursando o último período do curso de técnico em agropecuária ou áreas afins, nas Escolas Agrotécnicas e Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) do Estado. Esses estudantes terão uma primeira experiência de trabalho, e serão agentes comunitários de Ater. Eles irão atuar dentro das comunidades em que já residem”, disse André Rocha, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada.Produção de leiteReprodução/ Pexels

Durante a participação no evento XIII Semana Acadêmica de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o secretário Fábio Abreu anunciou a oferta de vagas de estágios que serão disponibilizadas para os alunos. “Uma oportunidade que será muito importante para que nós estudantes nos prepararemos para atender essas comunidades tão necessitadas desse trabalho. Será uma grande realização profissional e pessoal para todos nós, já que o profissional se realiza quando consegue mudar a realidade de onde veio, visto que 90% desses estudantes têm sua ascendência na agricultura familiar, assim como eu”, avaliou Iara Campos, aluna do 4º período de Engenharia Agronômica da UFPI. 

A parceria também resultará na produção de um estudo científico sobre a bacia leiteira do Piauí que contará também com o apoio da Embrapa, o investimento será de R$ 1 milhão.

“Nós escolhemos a bacia leiteira do estado para ser estudada. Será feita uma pesquisa com o objetivo desses dados serem utilizados pela Sada para a transformação da produtividade do leite no Piauí. O trabalho envolve três instituições: Sada, Fapepi e Embrapa. Nós teremos o diagnóstico e prognóstico desse setor, e assim teremos uma forma de trabalhar mais direcionada. O estudo científico irá trazer dados de como podemos fazer para melhorar a nossa bacia leiteira. Hoje só conseguimos produzir 10 ou 20% do que consumimos, os outros 80% vêm de outros estados, o que é inadmissível. Esses números irão mudar com pesquisa, estudo e muito trabalho”, finalizou Fábio Abreu.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

REDAÇÃO A10+

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade