Animais
A queima de fogos de artifício é um dos pontos altos da chegada do Ano Novo
Fogos de artifício: veterinária explica como proteger animais na virada de ano
Acidentes nesse período são recorrentes devido aos transtornos causados pelos barulhos; que são prejudiciais aos pets
A queima de fogos de artifício é um dos pontos altos da chegada do Ano Novo, mas o barulho causa transtornos a animais, como os cães, gatos e aves. Os bichanos tendem a ter os sentidos mais aguçados e o barulho provocado pelos artefatos explosivos costumam ser recebido de maneira inesperada para eles, causando estresse, crises de ansiedade e podendo levar a morte.
Por exemplo, os cães podem ouvir sons com frequência entre 15 a 40.000 Hertz enquanto um humano ouve uma frequência de 20 e 20.000 Hertz, essa condição pode fazer com certos tipos de ruídos sejam amplificados. A médica veterinária de 37 anos, Geysa Negreiros explica que os períodos festivos são os que registram maior ocorrência de acidentes com animais.
“Nesse período é muito comum acidentes domésticos, pois no momento do stress com o barulho, eles ficam desnorteados e podem se machucar com os objetos que os rodeiam, de forma que nem imaginamos”, inicia.
Ela diz que já atendeu emergências em que cães ficaram bastante machucados por conta dos transtornos provocados por esses artifícios.
“Já atendi cães que se enrolaram em linha de costura e prenderam tão forte na patinha que sangrou muito e causou uma lesão de difícil cicatrização. Atendi outro (cão) em que a fechadura do guia ficou presa na patinha, de forma que ele chorava de dor, e só conseguimos soltar com alicate de pressão”, relata.
Ao Portal ClubeNews, a especialista deu dicas de como evitar situações de risco à saúde pet, promovendo um ambiente mais seguro a esses animais. Veja a seguir:
- Deixo o ambiente o mais seguro possível:
“É importante separar um local seguro, com poucos móveis, objetos macios por perto, como almofadas colchões, evitar objetos com vidros, materiais cortantes, e janelas com telas. Cuidado com varandas eles podem querer fugir e se jogar”, ensina.
- Tente permanecer ao lado do animal, passando confiança:
“O animal vai se sentir mais seguro ao lado do proprietário, porém não transmita medo, não se assuste, tente se manter calmo, e mostrar pra ele que os barulhos não os afetam”, explica.
- Ofereça carinho e algum brinquedo ao pet:
“Ofereça algo que eles gostem de brincar, roer ou lamber. Brinque com ele, faça carinho, como se fosse um momento normal e não como se tivesse protegendo de algo”, pondera.
Portal Clube News