Agenda Cultural
Gaspar, Belchior e Baltazar, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus, em Belém, na Judeia.
“O Dia de Reis mostra que a salvação é para todos”, afirma Dom Juarez
A solenidade é comemorada no dia 6 de janeiro
Gaspar, Belchior e Baltazar, segundo a tradição católica, foram os primeiros a visitar o recém-nascido Menino Jesus, em Belém, na Judeia. Guiados por uma estrela, os três Reis Magos levaram consigo, além dos presentes, a mensagem de esperança da humanidade com o nascimento do Salvador.
A solenidade é comemorada no dia 6 de janeiro e ficou popularmente conhecida como Dia de Reis ou Epifania do Senhor. Nesta data, os católicos também retiram das residências todos os enfeites, a árvore e guirlandas que são colocados no momento do Advento.
A festa marca o encerramento do período do Natal e início do Tempo Comum, na Igreja Católica. Segundo o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, a presença dos Reis Magos na estrebaria onde Jesus nasceu representa a universalização da salvação.
“Mas, o que significa esse dia? Para nós, na Liturgia, é a manifestação do Nosso Senhor Jesus Cristo como salvador de toda a humanidade. É a universalidade da salvação que Cristo trouxe para nós, para os povos oriental e ocidental, que são representados nos três reis magos, que vinham do oriente. Eles se manifestam com raças e culturas diferentes”, contou em entrevista ao Portal ClubeNews.
Presentes
Conforme o dogma da fé católica, os Reis Magos levaram ao Menino Jesus ouro, simbolizando a realeza; incenso, em sinal de divindade; e a mirra, que significa sofrimento e eternidade.
“Cada um traz os seus dons para dizer: a salvação que Cristo trouxe é para todos. Dentro da Igreja, há espaço para todos. Todos podem encontrar a salvação em Cristo Jesus. É só acolher o dom que ele nos dá, que é o dom da Sua presença, da Sua proximidade e salvação para nós”, explicou.
Por Jonas Carvalho
Portal Clube News