Esporte
O Gre-Nal 442 reserva um novo capítulo da rivalidade entre Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
Em retrospecto geral, Renato leva a melhor, mas Coudet defende invencibilidade que já dura três jogos
Gre-Nal 442: Renato e Coudet invertem os papéis e têm novo capítulo em duelo de técnicos
O Gre-Nal 442 reserva um novo capítulo da rivalidade entre Renato Portaluppi e Eduardo Coudet. O ídolo gremista, soberano na primeira passagem do argentino, agora pena nos confrontos com o técnico colorado. O confronto na tarde deste sábado apontará se a hegemonia atual prosseguirá ou se o Tricolor reencontra o caminho das vitórias.
+ Veja como ajudar as vítimas das enchentes no RS
Chacho entrará no Couto Pereira para confirmar que entendeu como se disputa o clássico e pode alcançar a terceira vitória consecutiva. Renato, conhecido pelo lado motivacional, tem justamente o histórico recente como desafio para iniciar uma retomada do Grêmio para fugir da zona de rebaixamento.
O argentino vem de duas vitórias por 3 a 2 nesta segunda passagem pelo Beira-Rio. O Inter, aclamado com um grupo superior, permite que Coudet tenha invertido o papel. Até o começo da atual passagem, não havia vencido nenhum Gre-Nal. São três clássicos de invencibilidade se considerarmos o empate em 2020, antes da saída do técnico para o Celta.
o
Veja quem é o favorito para o clássico Gre-Nal
Renato vê o Grêmio amargar um penúltimo lugar no Brasileirão com cinco derrotas consecutivas. Até tentou surpreender o rival no último clássico, com quatro volantes para segurar o Inter. Ainda foi agraciado com o gol contra de Renê, mas sucumbiu nos minutos finais com a virada. Uma dor no técnico, que saiu sem dar explicações no ano passado e rumou ao Rio de Janeiro.
A situação atual aumenta a curiosidade pelos duelos ocorridos em 2020. À época, Renato atropelou Coudet. Em seis Gre-Nais, venceu quatro e empatou dois. O colorado chegou a reconhecer o incômodo com a série de fracassos.
Coudet e Renato Gaúcho têm mais um capítulo no Gre-Nal — Foto: REUTERS/Diego Vara
Os dois chegam ao clássico repleto de desfalques. Renato não conta com Villasanti, Pepê, Diego Costa e Soteldo. Coudet segue sem Rochet, Borré e Valencia. Mauricio já fica fora dos desfalques por estar no fim da negociação que o fará defender o Palmeiras.
O Gre-Nal 442 será o nono entre os técnicos. Renato segue em vantagem, com quatro vitórias, contra duas de Coudet. Houve outros dois empates.
A partir das 17h30, o torcedor saberá se a nova ordem dos clássicos está mantida ou o Grêmio dará uma resposta. O clássico, válido pela 11ª rodada do Brasileirão, ocorrerá no Couto Pereira.
Números Renato
- Vitórias: 4
- Derrotas: 2
- Empates: 2
- Aproveitamento: 64%
Números Coudet
- Vitórias: 2
- Derrotas: 4
- Empates: 2
- Aproveitamento: 36%
Inter 0 x 1 Grêmio – Gauchão (15/02/2020)
O primeiro clássico da dupla foi em fevereiro de 2020, pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. A partida aconteceu no estádio Beira-Rio e terminou com vitória gremista por 1 a 0, com gol de Diego Souza. O Inter ainda teve um expulso, o volante Musto, por uma falta dura no centroavante gremista.
Renato Coudet Grêmio Inter Gre-Nal 423 — Foto: Vinícus Costa/BP Filmes
Grêmio 0 x 0 Inter – Libertadores (12/03/2020)
O segundo duelo entre os dois treinadores entrou para a história como o “Gre-Nal do fim do mundo”, já que foi a última partida antes da paralisação do futebol devido à pandemia da Covid-19.
O empate em 0 a 0 na Arena foi também o primeiro na história pela Conmebol Libertadores, e ficou marcado pela pancadaria no final, com quatro expulsos para cada lado.
Gre-Nal 424 Grêmio Inter Libertadores — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital
Inter 0 x 1 Grêmio – Gauchão (22/07/2020)
Curiosamente, a retomada do futebol gaúcho ainda na pandemia aconteceu também com um Gre-Nal. Realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, já que Porto Alegre não havia sido liberada pela prefeitura, o jogo válido pelo segundo turno do Gauchão teve o Grêmio como vencedor, por 1 a 0, com gol de Jean Pyerre.
Matheus Henrique no Gre-Nal do Centenário — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio 2 x 0 Inter – Gauchão (05/08/2020)
Ainda em 2020, o clássico do final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, na Arena, terminou com vitória tricolor por 2 a 0, com gols de Maicon e Isaque. A partida foi sem público, ainda devido à pandemia da Covid-19.
Gre-Nal 426 Arena Gauchão Eduardo Coudet — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Inter 0 x 1 Grêmio – Libertadores (23/09/2020)
O jogo do Beira-Rio pela Libertadores, no Beira-Rio, também foi com vitória de Renato. O Grêmio marcou o único gol do jogo com Pepê, no segundo tempo. Foi o segundo e último Gre-Nal disputado pela fase de grupos da Libertadores.
Pepê Inter x Grêmio Gre-Nal da Libertadores — Foto: Reuters
Grêmio 1 x 1 Inter – Brasileirão (03/10/2020)
O último Gre-Nal antes da saída de Coudet foi pelo Brasileirão. O primeiro empate entre Renato e Coudet aconteceu na Arena e terminou em 1 a 1. Pepê abriu o placar para o Tricolor, e Thiago Galhardo, de pênalti, empatou para o Colorado.
Thiago Galhardo, Inter, Diogo Barbosa, Grêmio, Gre-Nal Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Inter 3 x 2 Grêmio – Brasileirão (08/10/2023)
A história voltou a ser escrita ao final de 2023, após Coudet retornar ao Inter, depois de uma passagem pelo Atlético-MG. O clássico 440, no Beira-Rio, foi a primeira vitória de Coudet em Gre-Nais. Com gols de Enner Valencia, Wanderson e Alan Patrick para o Colorado, e João Pedro e Suárez, de falta, para o Tricolor. Foi o primeiro gol de Valencia em clássicos e o último Gre-Nal disputado por Suárez, que deixou o clube ao final da temporada.
Suárez comemora gol no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Inter 3 x 2 Grêmio – Gauchão (25/02/2024)
O último clássico, novamente com vitória do Inter, por 3 a 2, em um jogo que valia a liderança do Campeonato Gaúcho. Colorado ficou atrás duas vezes no placar, mas buscou a vitória nos acréscimos com Alan Patrick de pênalti.
Gustavo Nunes travou embate particular com Bustos no Gre-Nal 441 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Por Esther Fischborn — Porto Alegre