Esporte
Rio Sena é o maior desafio dos Jogos de Paris 2024
impeza do Sena é o maior desafio de Paris a 30 dias das Olimpíadas
Palco da cerimônia de abertura e de competições de natação e triatlo, rio segue impróprio para banho; chuvas acima do nível esperado são principal causa
A 30 dias dos Jogos Olímpicos, o prazo na entrega das arenas temporárias tem respeitado o cronograma previsto pela organização de Paris 2024, com exceção da mais desafiadora de todas: o rio Sena, local da cerimônia de abertura e das competições de maratona aquática e da prova de natação do triatlo. As autoridades esperam conseguir deixá-lo próprio para banho a tempo, mas foram surpreendidas pelas mudanças climáticas e sequer foi possível realizar os testes para a festa do dia 26 de julho, quando as Olimpíadas começam oficialmente.
Rio Sena é o maior desafio dos Jogos de Paris 2024 — Foto: Reuters
Paris encarou o início de ano mais chuvoso dos últimos 30 anos. Entre janeiro e março de 2024, a capital francesa teve uma média 220mm de precipitação, valor próximo de 1995, quando choveu quase 250mm, de acordo com a base de dados do site meteorológico Infoclimat, um recorde para o período do ano.
+ Ana Marcela crê em nadar Olimpíadas no Sena, mas diz: “Existe plano B”
+ Teste para a abertura das Olimpíadas reúne 55 barcos no rio Sena
Poluição do Rio Sena é a maior preocupação — Foto: Zhang Chaodeng/via Getty Images
A chuva fora do comum não apenas tem interferido na qualidade da água, mas também influenciado o nível do rio, o que tem provocado o adiamento dos testes finais para a cerimônia de abertura. Previsto para a última segunda-feira (24), os 85 barcos que farão parte do espetáculo no dia 26 de julho não puderam navegar. Durante um período do inverno, foi possível ver o cais tomado pela água, barcos turísticos suspensos por causa do volume superior ao esperado, o que tem refletido ainda no mês de junho.
Rio Sena, em Paris, está sendo despoluído para receber provas da maratona aquática dos Jogos Olímpicos
A aproximação dos Jogos parece não preocupar a ministra dos esportes, Amélie Oudéa-Castera. Durante coletiva de imprensa no dia 17 de junho, ela falou com otimismo sobre o sucesso dos eventos previstos no Sena durante os Jogos.
Rio Sena receberá as provas da Maratona Aquática e natação do triatlo — Foto: Ville de Paris
– Um grande plano de ação foi feito há anos, com meios importantes mobilizados, orquestrados pela prefeitura da região. Nós teremos estes 40 dias, que serão todos importantes, com condições meteorológicas que também vão melhorar, menos chuva, mais calor, tudo isso vai nos ajudar a encerrar a sucessão deste plano de ação. Nós estamos confiantes da nossa capacidade de manter o calendário das provas como ele foi colocado na cena – disse, durante o evento-teste com parte dos barcos que levarão as delegações durante a cerimônia, em Paris.
Prefeita de Paris Anne Hidalgo inaugura tanque construído para limpeza do rio Sena — Foto: Jean-Baptiste Gurliat / Ville de Paris
O maior projeto para o sucesso da limpeza do Sena foi a construção do Bassin D’Austerlitz, um grande tanque para conter justamente as águas da chuva e evitar que ela se misture com os esgotos despejados no rio. O investimento de cerca de 1,4 mil milhões de euros pretende também criar condições para que o grande público possa mergulhar no Sena a partir de 2025
Com uma profundidade de mais de 30 metros e um diâmetro de 50 metros, o tanque, que lembra uma catedral com seus grandes pilares, poderá armazenar até 50.000 m³ de águas residuais e pluviais – o equivalente a 20 piscinas olímpicas – e evitará que estas águas poluídas acabem no rio. O excesso de água será depois reinjetado no sistema de esgotos para ser tratado numa estação de tratamento de águas residuais.
Parisienses se banham no Sena debaixo da Ponte Iena em agosto de 1945 — Foto: Ville de Paris
Após a inauguração, no início de maio, a prefeita Anne Hidalgo prometeu nadar no Sena como forma de mostrar que os esforços estão surtindo efeito, mas já adiou a data por duas vezes. A expectativa é de que Hidalgo nade no rio na semana anterior à cerimônia de abertura.
Enquanto isso, a possibilidade de um plano B para as provas de natação do triatlo e de maratona aquática não é oficialmente confirmada por Paris 2024 ou pela Prefeitura, e as redes sociais têm debochado sobre o sucesso de Anne Hidalgo com o mergulho no Sena. Uma hashtag foi criada em junho para que os moradores fizessem um “cocô coletivo” no dia do banho da prefeita.
Crianças brincam em fontes durante forte verão na cidade de Paris — Foto: Ville de Paris
Dois testes de qualidade da água realizados por iniciativa da Prefeitura após a inauguração da principal obra na cidade para a limpeza do Sena não foram positivos. Caso os Jogos fossem naquela semana, o nado estaria proibido por não atender o mínimo dos requisitos. Com a chegada do verão, as autoridades têm esperança de que os testes apresentarão um resultado mais favorável para a realização das provas.
Por Lorena Dillon — Paris, França
Ge.globo.com