Policia
A política de encarceramento em massa também desempenhou um papel crucial para a redução da violência.
Piauí reduz mortes violentas e secretário revela dados inéditos da Segurança
O Piauí é o Estado com a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do Norte-Nordeste e o oitavo menor do país
O estado do Piauí registrou uma redução de mais de 11% nas mortes violentas e intencionais, conforme dados recentes divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Essa diminuição é atribuída a uma série de ações implementadas pela Secretaria de Segurança Pública, entre elas o aumento da frota policial, melhorias na comunicação e incremento do efetivo policial.
Em entrevista ao jornalista Renato Montanha, apresentador do Ronda do Povão, o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que uma das principais medidas foi o aumento da frota policial com 600 novos veículos, e a contratação de um sistema de rádio para comunicação efetiva.
“Percebemos que havia necessidade de infraestrutura policial na questão das viaturas. A frota foi aumentada em 600 veículos. Contratamos uma rádio, hoje a comunicação funciona perfeitamente entre Teresina e Cajueiro da Praia. Imagina fazer policial sem radiocomunicação?A gente chama de comunicação crítica. Esse foi um dos caminhos. Tudo isso trabalhando com a cobrança de resultados”, detalhou.
Secretário Chico Lucas durante entrevista ao jornalista Renato Montanha (Foto: Raíssa Moraes)
A política de encarceramento em massa também desempenhou um papel crucial para a redução da violência. Quando Chico Lucas assumiu, havia um número significativo de pessoas encarceradas; esse número aumentou consideravelmente em um ano e meio.
“Cinco mil pessoas estavam presas quando assumimos. Em um ano e meio a população carcerária aumentou de cinco para sete mil. Esses dois mil a mais representou menos pessoas circulando, ou seja menos pessoas cometendo crimes violentos patrimoniais, e também menos crimes contra a vida que são os homicídios”, cravou.
Durante a entrevista, o secretário destacou que a meta é continuar reduzindo os homicídios para níveis aceitáveis internacionalmente, visando 10 homicídios por 100 mil habitantes.
“Esse ano estamos em uma redução de mais de 12% do número de homicídios em relação ao ano passado. A gente quer chegar em níveis aceitáveis. Ainda tá ruim, porque o aceitável internacionalmente é o índice de 10%. O Piauí está no índice de 22.5%, a média do Brasil é de 22.8%, estamos abaixo da média do Brasil. A gente quer ainda reduzir mais, para chegarmos no índice, que é a definição do Governador Rafael Fonteles que é no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes”, afirmou.
Ainda segundo Chico Lucas, as operações realizadas pelas forças policiais, como a Operação Interditados, também contribuíram para a queda nos índices de criminalidade. Esta operação conseguiu reduzir o número de celulares roubados em mais de 40%. O sucesso do modelo desenvolvido no Piauí levou ao lançamento do Projeto de Recuperação de Celulares (Procel) pelo Ministério da Justiça para o Brasil.
Durante a entrevista, o secretário aproveitou para comentar sobre uma nova operação criada pela SSP PI, intitulada “Operação Rastreados”, focada no combate ao roubo e furto de motocicletas.
Além disso, na conversa foi destacado também os investimentos massivos em inteligência e parcerias com as universidades Federal, Estadual e Institutos Federais, que resultaram na formação do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança, com mais de 50 pesquisadores desenvolvendo sistemas para apoiar a Segurança Pública.
Meionews.com