ELEIÇÕES 2024
Eleições 2024: Fábio Novo (PT), vai implantar a tarifa zero progressiva no transporte coletivo da cidade.
Fábio Novo foi o primeiro entrevistado na sabatina do PITV1, nesta segunda-feira (23), na TV Clube
Fábio Novo defende tarifa zero progressiva no transporte de Teresina
O candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), afirmou que, caso eleito, vai implantar a tarifa zero progressiva no transporte coletivo da cidade. Fábio Novo foi o primeiro entrevistado na sabatina do PITV1, nesta segunda-feira (23), na TV Clube.
Segundo o candidato, a proposta tem como base as experiências de capitais, como São Paulo (SP), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Palmas (TO), que implementaram a medida, porém, contemplando apenas algumas categorias. A gratuidade no sistema aconteceria no último ano de mandato, conforme o candidato.
“O sistema precisa circular com, no mínimo, 450 veículos. No primeiro ano de gestão, vão rodar ônibus, micro-ônibus e vans. Eles serão monitorados. Colocaremos a tarifa zero para os estudantes. No segundo ano, eu coloco 100 ônibus elétricos em Teresina e baixo a tarifa de zero, que seria progressiva”, afirmou.
Geração de emprego e economia
Fábio Novo defendeu a criação do programa Destrava Teresina para agilizar a emissão de licenças para construção e acelerar o surgimento de novas empresas. O impacto, de acordo com o candidato, seria a criação de 7 mil novos postos de trabalho.
“Eu levo até três anos para conseguir uma licença na SAAD, um alvará de construção leva até dois anos, um posto de combustível tem até dois anos para uma licença. Hoje, 27 empreendimentos estão pendentes de construção em Teresina e iriam gerar 7 mil empregos”, destacou.
Investigação
O candidato também falou sobre a Operação Front Stage, da Polícia Federal, deflagrada no dia 29 de agosto, visando combater crimes contra a Administração Pública e lavagem de dinheiro.
A ação constatou irregularidades associadas ao favorecimento de pessoas jurídicas em editais culturais realizados em 2020 pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, financiados pela Lei Aldir Blanc.
“Primeiro, se fala em R$ 7 milhões, mas eu tive acesso ao inquérito e é apenas R$ 1 milhão. Eu achei bacana por parte do secretário, que ele pediu para sair. O estranho é que um inquérito sigiloso e vazado, que foi divulgado no período da eleição. Eu não sou alvo desse inquérito em nenhum momento”, garantiu.
Drenagem
Fábio Novo defendeu a realização de acordos com os Governos Federal e Estadual, caso eleito, para a construção de galerias em Teresina. Os recursos seriam adquiridos por meio de financiamentos.
“Vamos pegar todos os pontos críticos de falta de galeria e vamos atacar. No Torquato Neto, temos recursos, vamos fazer os projetos, licitar e fazer. Esses projetos são prioritários para Teresina. As ruas viram rios. Nós vamos priorizar esses projetos e atrás de recursos”, concluiu.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com