Carnaval
Grupos culturais se manifestam após cancelamento do carnaval de Teresina
O Movimento The Carnaval emitiu uma carta em defesa do carnaval teresinense e pedindo que o poder público busque alternativas criativas para realizar a festividade
Grupos culturais se manifestam após cancelamento do carnaval de Teresina
Na última terça-feira (07), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou o cancelamento do Carnaval e o Corso de Teresina justificando contingenciamento orçamentário enfrentado pela administração municipal, devido ao alto volume de despesas do exercício anterior. Mas o cancelamento do carnaval não agradou aos grupos culturais da capital.
LEIA TAMBÉM
- Carnaval e Corso de Teresina são cancelados por falta de recursos
O Movimento The Carnaval emitiu uma carta em defesa do carnaval teresinense e pedindo que o poder público busque alternativas criativas para realizar a festividade. Para isso, o grupo compromete-se a pensar em estratégias e convida a população, entidades privadas e a própria gestão municipal para o desenvolvimento de um plano que contemple as festividades carnavalescas.Arquivo O DIAGrupos culturais se manifestam após cancelamento do carnaval de Teresina
Dentre os pontos destacados na carta, está a criação de uma Lei do Carnaval que contemple a criação da COC (Comissão Organizadora do Carnaval) Permanente e um Calendário carnavalesco para a cidade. O movimento The Carnaval foi criado em 22 de agosto de 2022, com o objetivo de salvaguardar essa importante festa popular.
Apesar das restrições financeiras que levaram ao cancelamento do Carnaval, Silvio Mendes garantiu que as celebrações do tradicional São João estão confirmadas. Segundo o gestor, o evento, marcado para junho, terá tempo suficiente para ser planejado, destacando sua importância cultural e histórica para o Nordeste.
Confira o posicionamento do movimento The Carnaval na íntegra.
Nota sobre o cancelamento do Carnaval de Teresina
O THE CARNAVAL vem a público, através dessa nota, se posicionar sobre a decisão da Prefeitura Municipal de Teresina em cancelar o Corso e o Carnaval da capital, nos seguintes termos:
1 – Concordamos que o município enfrenta desafios financeiros, mas o carnaval é um investimento! É uma oportunidade para estimular a economia local, gerar empregos e renda. Também evitar fuga de capital financeiro para outros municípios.
2 – A prefeitura deve encontrar soluções criativas para realizar o carnaval, proteger nossa cultura e a identidade do povo teresinense
3 – A Coordenação do THE CARNAVAL buscará construir com as agremiações carnavalescas (Blocos e Escolas de Samba) uma proposta de carnaval popular para apresentar ao poder público e à iniciativa privada.
4- Deve a prefeitura Municipal de Teresina dialogar com a população, encontrar parcerias, otimizar os recursos da cultura e aproveitar o início da gestão para encaminhar para Câmara Municipal de Teresina uma Lei do Carnaval que contemple a criação da COC PERMANENTE e um Calendário carnavalesco para a cidade.
5 – A Sociedade Civil Organizada, o Poder Público e Iniciativa Privada juntos podem encontrar soluções criativas para realizar um carnaval sustentável para Teresina.
Isabela Lopes
PortalOdia.com