São Luís chega ao quarto dia sem abastecimento normal d’água
Na sexta-feira a adutora rompeu e desde então moradores de mais de 80 bairros de São Luís passam por dificuldades para manter a rotina.
Boa parte dos bairros de São Luís abastecidos pelo Italuís começou a segunda-feira (17) sem água. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou, em nota, que o sistema voltou a operar as 9h30 da manhã desse domingo (16) e o reabastecimento seria gradativo.
Em bairros como Estiva, Anjo da Guarda e Bairro de Fátima alguns moradores disseram que já estavam com o abastecimento reiniciado, mesmo com a água em pequeno volume. Por outro lado, as residências em áreas elevadas nestes mesmos bairros ainda não tinham o serviço restabelecido.
A Caema não se manifestou ainda sobre a demora na retomada por completo do serviço em toda cidade.
O problema na adutora do Italuís, segundo a Caema, foi um “rompimento no trecho antigo, de ferro fundido, no km 56, da BR-135”, na sexta-feira, mas em alguns bairros, moradores reclamaram que o problema começou na terça-feira, como o caso do Anjo do Guarda, e outros na quinta-feira, como a região central de São Luís.
Foram mais de 80 bairros atingidos. Em nota divulgada na sexta-feira, a companhia apresentava 79 bairros, mas outros que não estavam nesta listagem também tiveram problemas como Cohama, São Francisco e Renascença.
O diretor de operações, Leonardo Medeiros, explicou que o processo de ligação da terceira bomba do sistema foi realizado e a água deve voltar a funcionar nos bairros na manhã desta segunda-feira (17).
“A parte operacional do Sistema Italuís foi normalizado às 7h com a ligação da terceira bomba do sistema produtor. A partir do momento em que liga essa terceira bomba a distribuição de água será normalizada”, explicou Leonardo.
Ainda de acordo com o diretor, o problema ocorreu em uma parte antiga que já era existente e nunca tinha dado problema. “O rompimento foi dentro da própria estação da adutora em um local que durante anos nunca tinha tido problema. Faremos levantamentos e estamos verificando, fazendo laudos para saber o que houve, através disso faremos projetos para fazer a melhoria do sistema”, finalizou o diretor.