Esporte
Jacaré, em casa, à espera do início dos treinos para a Série D
Manoel + Altos + Série D = gols. Fórmula de M9 potencializa ataque do Jacaré no Brasileiro
A cada quatro gols do Alviverde na Série D um foi feito por M9, fato que justifica a contratação ter sido tão comemorada por torcida, dirigentes e o técnico Fernando Tonet: “Nosso elenco já era forte, imagine agora”
Está explicado o porquê da festa produzida pelo Altos com a contração do atacante Manoel para a Série D do Campeonato Brasileiro. A presença de M9 é essencial para uma fórmula que deu certo nas últimas quatro temporadas, de 2016 a 2019. A cada quatro gols marcados pelo Alviverde na competição um foi feito pelo jogador. Ele foi o autor de 18 dos 67 gols do Jacaré na Série D: 27% das bolas colocadas na rede pelo clube teve a assinatura de M9.Manoel, Altos e Série D: qual o peso do atacante?A cada 4 gols marcados pelo Jacaré no Brasileiro 1 foi feito por M9Manoel : 18Esquerdinha : 2Tiaguinho : 4Vitor Salvador : 3Marconi : 2Joelson : 7Eduardo: 3Vagner : 2Leone: 2Outros jogadores : 24Vitor Salvador
3
Em 2016, na primeira vez de Manoel na Série D, pelo Altos, o atacante terminou na artilharia da competição, com 10 gols. Foi a temporada mágica do Alviverde no Brasileiro, com um ataque de causar medo (28 gols) aos rivais.
Embora a quantidade de gols de Manoel nos outros anos não atingiu ao mesmo patamar de 2016 (na verdade, a produção do time como um todo também caiu), M9 também foi decisivo e esteve no topo dos maiores goleadores do clube na Quarta Divisão do Brasileiro. A exceção foi em 2017, quando Joelson ocupou esse posto.
Manoel, Altos — Foto: Luis Júnior/A.A. Altos
Em casa, à espera do início dos treinos para a Série D, o técnico Fernando Tonet comemorou a mais recente contratação do clube. Para o treinador, o poder de ataque do time ficou ainda mais forte. E ele tem razão: além de Manoel, tem Jânio, Klenisson, Betinho, Xilu e Fabinho.
Os números de Manoel com a camisa do Altos só reforçam a ideia que o treinador tem de Manoel:
– Manoel é um jogador acima da média. Acompanhei a trajetória dele no Altos e em outros clubes. Foi muito bom ter dado certo e estou feliz por isso. Nosso elenco já era forte, imagine agora – vibrou Fernando Tonet.
O técnico ainda fez uma revelação:
– Quando acertei minha vinda para o Altos, o Manoel estava na lista de atletas que eu gostaria de contar no elenco. Infelizmente não foi possível, pois ele havia recebido uma proposta melhor. Todo dia eu penso nas possibilidades táticas da equipe. Estou contando os dias para poder iniciar os treinos técnicos e táticos. E, o que mais me deixa satisfeito, é a condição de poder montar o time de diversas maneiras.
Manoel – Horizonte x Altos – amistoso pré-temporada — Foto: Luís Júnior/Altos
Em entrevista ao ge Piauí, Manoel contou que está mais inspirado em 2020 para conquistar o acesso. Nos últimos dois anos, o atacante acumulou derrotas intragáveis, mesmo com a “fórmula goleadora”. Queda para o Ferroviário, dentro do Felipão, e eliminação ainda na fase de grupos em 2019. Confira abaixo.
Manoel chora e desaba no campo após eliminação do Altos na Série D em 2018; veja
Altos vence, mas não é suficiente para classificação na Série D em 2019
SÉRIE D 2019 – ALTOS: 7 GOLS
- Manoel: 3 gols
- Radsley, Tiaguinho, Marcinho, Ancelmo: 1 gol
SÉRIE D 2018 – ALTOS: 15 GOLS
- Manoel, Vitor Salvador, Joelson, Marconi: 2 gols
- Tavares, Américo, Klenisson, Leone, Tote e Dos Santos: 1 gol
SÉRIE D 2017 – ALTOS: 17 GOLS
- Joelson: 5 gols
- Eduardo e Manoel: 3 gols
- Vagner: 2 gols
- Esquerdinha, Thiago, Leone, Alex Mineiro: 1 gol
SÉRIE D 2016 – ALTOS: 28 GOLS
- Manoel: 10 gols
- Gênesis: 6 gols
- Carlinhos Bala, Tiaguinho: 3 gols
- Celso, Ricardo Maranhão, Esquerdinha, Bruno Aquino, Leone, Vitor Salvador: 1 gol
Por Josiel Martins — Teresina / Globoesporte.globo.com/pi