.Sem Categoria
A ‘ 2ª edição da Ciranda Formativa’.
A ‘Ciranda Formativa’ tem o propósito de envolver gestores, servidores e equipes técnicas na pauta da primeira infância
Prefeitura de Teresina realiza 2ª edição da Ciranda Formativa
A Prefeitura de Teresina, através da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e do programa Viver+Teresina, promove nesta quarta-feira (18), no Auditório da Secretaria de Finanças (Palácio da Cidade), a 2 ° edição do Ciranda Formativa, evento que aborda a pauta da Primeira Infância. O tema da formação será “A criança e a cidade: Direito à cidade e a mobilidade”.
A ‘Ciranda Formativa’ tem o propósito de envolver gestores, servidores e equipes técnicas na pauta da primeira infância, alinhar conhecimentos sobre o tema, formar e consolidar a visão da gestão pública sobre as ações para a primeira infância, e dar visibilidade aos programas, políticas e ações de primeira infância já desenvolvidas na cidade.
O evento contará com atividades, palestras e apresentação de temas relativos às políticas públicas que contemplam uma visão de criança como cidadã, sujeito de direitos, produtora de cultura e saberes. Os conteúdos a serem discutidos nesta edição são: cidades contemporâneas e influência no desenvolvimento infantil; A cidade segura, pública e saudável; Caminhos seguros da casa para escola; Transportes ativos para uma cidade mais saudável e segura; Cidades para sentar e brincar: impacto para todas as idades; A rua como lugar de passagem e de diversão; e a mobilidade dos cuidadores.
“Este é nosso segundo encontro com as equipes do município de Teresina e nós, da Agenda 2030, temos avançado neste trabalho e temos contado com o apoio das demais pastas para que possamos efetivar esta política pública na nossa cidade. As Cirandas Formativas funcionam por meio de conversas mensais com especialistas, composta por 8 encontros e apresentação de temas relativos às políticas públicas para a primeira infância. Além de debates sobre o tema nas políticas públicas”, explica Gabriela Rodrigues, da coordenação especial da Agenda 2030.
O evento reúne secretarias que podem apresentar dados, iniciativas e resultados com foco na primeira infância, como Secretaria de Transporte e/ou Urbanismo; Secretaria de Lazer, Esporte e/ou Cultura; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Obras/Manutenção; Secretaria de Educação.
Pmt.pi.gov.br