Esporte
A CBF fez consulta informal à Fifa e à Conmebol sobre a possibilidade de montar time alternativo
Fifa veta plano de Seleção montar time alternativo nas Eliminatórias e fazer amistosos na Europa em março
CBF fez consulta informal a entidade mundial do futebol para aproveitar intervalo de seleções europeias já classificadas para a Copa, mas ideia não foi adiante também por rejeição da Conmebol
A CBF fez consulta informal à Fifa e à Conmebol sobre a possibilidade de montar time alternativo para disputar as últimas duas rodadas das Eliminatórias em março, enquanto o time principal viajaria para enfrentar os europeus, mas recebeu “não” como resposta.
Em março, a Seleção, que está classificada com cinco rodadas de antecedência, enfrenta o Chile, em Salvador, dia 24, e depois, em La Paz, a Bolívia, no dia 29. As datas coincidem com a repescagem para a Copa do Mundo das seleções europeias, o que permitiria a agenda com rivais do Velho Continente já previamente classificados. E sem jogos da Liga das Nações. Algo raro no calendário europeu.
Leia mais:
+ Quem pode pintar, quem volta: Tite convoca nesta quinta para próximas rodadas das Eliminatórias
Tite e Juninho Paulista visitaram o Catar no fim do ano passado — Foto: Divulgação/CBF
Leia mais:
+ CBF aprova voo fretado para buscar na Europa jogadores convocados para a Seleção
Existiram contatos preliminares com possíveis adversários – em contato com o ge, o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó, informou que havia “três seleções de ponta” procuradas -, mas não houve avanço após as tratativas iniciais, por conta do veto da Fifa e da Conmebol.
O entendimento destas entidades é pelo dever de prestigiar às Eliminatórias, mesmo nas últimas duas rodadas. É provável também que, com quatro vagas diretas e uma em repescagem, as últimas rodadas apresentem chances de classificação ainda a Chile e Bolívia, adversários do returno das Eliminatórias – o que pode também interferir em interessados em outras partidas.
E, claro, tem a ver também com as questões comerciais envolvidas, de levar “o que há de melhor” para todas as rodadas da classificatória para o Mundial do Catar.
A seleção brasileira vai ter janela para amistosos em junho e em setembro. Internamente, não é de hoje já se admite como remota a chance de enfrentare europeus. A ideia é, pelo menos, encarar adversários possíveis de primeira fase e oitavas de final de Copa do Mundo.
– (Vamos) olhar para outros continentes e ver as melhores seleções para ver se conseguimos enfrentar. É o (adversário) africano, o asiático, as seleções da CONCACAF. (A Liga das Nações) já foi anunciada, mas não sei se com a pressão, a gente falando, o Southgate, treinador da Inglaterra, também falou que tem desejo de jogar contra sul-americanos, para ver se muda – comentou Juninho Paulista, em entrevista em dezembro ao ge.
Veja abaixo a agenda da Seleção em 2022:
- 27/1 – Brasil x Equador, em Quito
- 1/2 – Brasil x Paraguai, no Mineirão
- 24/3 – Brasil x Chile, na Arena Fonte Nova
- 29/3 – Brasil x Bolívia, em La Paz
- 1º/4 – Sorteio de grupos Copa do Mundo
- Entre 31 de maio e 14 de junho – Três amistosos, com datas, locais e adversários a definir
- Entre 19 e 27 de setembro – Dois amistosos, com datas, locais e adversários a definir
- 21/11 – Abertura da Copa do Mundo
Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko — São Paulo e Rio de Janeiro
Ge.globo.com