SIGA O 24H

Esporte

A Champions League já tem uma semifinal definida, entre Paris Saint-Germain e Leipzig

Publicado

em

Compartilhar isso...

Champions tem duelo de jogo coletivo do Bayern contra Messi e pode levar a recorde de Lewandowski

Barcelona era exemplo de jogo coletivo e hoje depende de seu craque, mais do que o Bayern de seu goleador. Lewa pode alcançar recorde de Cristiano Ronaldo

A Champions League já tem uma semifinal definida, entre Paris Saint-Germain e Leipzig e hoje terá o duelo mais espetacular das quartas-de-final: O clássico Barcelona x Bayern tem dez jogos por competições europeias na história, com seis vitórias do Bayern, dois empates e dois triunfos do Barça.

A lembrança das quartas-de-final de 2009, quando Jurgen Klinsmann era o treinador e o Barcelona atropelou por 4 x 0, igualou-se com as semifinais de 2013, revanche bávara por 4 x 0. Mas o último encontro teve vitória catalã por 3 x 0, com gol de Neymar, nas semis de 2015.

Por décadas, o Barcelona foi o símbolo do futebol coletivo. Incrivelmente, agora se apresenta como um time dependente de um craque. Ou Messi joga muito ou o Bayern, de Hans Dieter Flick se comporta como equipe e vence. Mas Flick disse em sua entrevista coletiva que não jogará apenas contra Messi. É claro que não. Acontece que o Bayern, mais coletivo, também tem Lewandowski, responsável por 13 gols e 4 passes decisivos. Ou seja, 17 dos 31 gols do melhor ataque da Europa passaram pelos pés de Lewa, ou 51% do que o Bayern anota.

O Barça tem apenas 13 gols, incríveis 28 a menos do que os alemães, mas 6 nasceram dos pés de Messi: três gols e três assistências. Ou 46% do total.

O Bayern é símbolo do jogo coletivo, mas depende mais de seu centroavante do que o Barcelona, de Messi, na estatística. Apenas na estatística. O Bayern chega a Lisboa como melhor equipe, de longe.

Mas há Messi. Ele pode decidir.

Diferente do que pensa Hans Dieter Flick, o confronto será muito entre o octacampeão alemão e o melhor jogador do planeta.

Por PVC / RJ / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade