Saúde
A construção de novos leitos no HUT foi uma das promessas de campanha de Silvio Mendes.
”Expandir a rede de Saúde sem condições de custeio é irresponsabilidade”, diz Silvio Mendes
Silvio Mendes disse que cortes no Orçamento da Saúde podem dificultar o custeio do serviço na cidade
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), defendeu maior aporte financeiro do Ministério da Saúde para subsidiar o sistema da capital piauiense. Para ampliar a rede de atendimento, os repasses deverão aumentar.
Na tarde de quinta-feira (19), o governador Rafael Fonteles (PT-PI), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e Silvio Mendes, se reuniram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontrou serviu para discutir o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina.
Ficou acertada uma visita técnica de uma equipe do ministério a Teresina no mês de janeiro para apontar alternativas. Ao Portal ClubeNews, nesta sexta-feira (20), Silvio Mendes disse que cortes no Orçamento da Saúde podem dificultar o custeio do serviço na cidade.
“Expandir a rede sem ter condições de custeio seria irresponsabilidade. Você tem que expandir a rede com poucas intervenções, como a Casa de Parto, com investimentos. Depois, um serviço mais complexo, que é a ampliação do HUT. Mas tudo isso depende de garantia de recursos financeiros para pagar a conta”, afirmou.
A construção de novos leitos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi uma das promessas de campanha de Silvio Mendes. A demanda, entretanto, vai exigir uma parceria entre os Executivos Municipal, Estadual e Federal.
“Se você amplia o acesso, expande as despesas. Estamos ampliando por necessidade. Em janeiro, o secretário de assistência primária à saúde vem em janeiro a Teresina. Temos que ter cuidado com esse corte no Orçamento”, concluiu.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com