Educação
A demanda por esses produtos cresce a partir do mês de novembro, com índices de até 90%.
Volta às aulas: preço do material escolar pode registrar alta acima de 15%
Busca por produtos escolares tende a crescer com a chegada do fim do mês de janeiro
A volta às aulas está se aproximando e o comércio estima que os preços dos materiais escolares podem registrar alta acima de 15%, no ano de 2024.
O empresário José Newton afirma que o ano de 2023 foi atípico, pois vários itens sofreram um aumento de preço considerável, como o caso do papel; mas também, segundo ele, há itens que registraram uma baixa nos valores.
“É um ano atípico. Eu digo isso, no sentido de que tem alguns produtos que sofreram um aumento. Todos (produtos) que envolvem papel sofreram um aumento considerável. Agora, itens importados, depois da pandemia, baixaram o frete, o dólar deu uma equilibrada, então a gente conseguiu negociar muitos produtos com o preço menor e nós repassamos isso ao nosso preço”, conta.
A compra desses produtos é inevitável para os pais e responsáveis que tem alguma criança e adolescente em casa. Um desses exemplos é a empreendedora Maria Gomes, que começou a trabalhar com a montagem de kits de matérias escolares, para ofertar um preço “acessível e justo” aos consumidores.
Gomes relata que, ao procurar esses produtos, notava o alto custo deles a sua percepção a motivou a trabalhar com o ramo. Hoje, ela está há cinco anos empreendendo na área, oferecendo kits de mochila, lancheira e estojo sob encomenda.
“Quando eu fui atrás de comprar no mercado, estava com o preço muito alto. Eu achei foi na internet, online, apenas online, mais em conta”, diz. Conforme sua avaliação, a demanda por esses produtos cresce a partir do mês de novembro, com índices de até 90%.
Bruno do Carmo
Portal Clube News