Cidade
A implantação de pavimento rígido e de uma rede de drenagem em cerca de 1 km de extensão da via.
Prefeito Dr. Pessoa entrega obra de drenagem e pavimentação da avenida Dom Hélder Câmara
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, neste sábado, 14, a obra de drenagem e pavimentação asfáltica da avenida Dom Hélder Câmara, bairro Dom Avelar, na zona Leste da cidade. A avenida é a primeira via de pavimento rígido do Piauí e resolve um problema crônico de alagamentos da área. A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) é a responsável pela execução.
A obra na avenida Dom Hélder Câmara contempla a implantação de pavimento rígido e de uma rede de drenagem em cerca de 1 km de extensão da via. O serviço está orçado em pouco mais de R$ 9 milhões.
Doutor Pessoa disse que esta é uma obra esperada há mais de 20 anos pela população da região. “É uma satisfação entregar esta obra pela qualidade e rapidez que ela foi feita. A pavimentação rígida foi planejada e executada por uma equipe de engenharia qualificada. Temos uma grande quantidade de obras por toda Teresina que ainda iremos entregar até o final do ano”.
O diretor da ETURB, Edmilson Ferreira, informou que esta é a primeira obra de pavimento de concreto do Piauí. “Por que o concreto? As águas que descem aqui irão para um canal que foi construído e essa obra vizinha que está em andamento está fazendo um piscinão para segurar as águas no período da chuva. Vai encher e depois esvaziar. Todas as tentativas de solução desta via foram frustradas porque não havia drenagem e agora tem. Uma obra de grande benefício para esta região e que vai entrar para a história da capital”, disse Edmilson Ferreira.
Segundo o superintendente da SAAD Leste, Alessandro Dantas, desde que a avenida foi construída e pavimentada, nas administrações anteriores, tinha grandes problemas de drenagem, de buraco, causou vários acidentes, até acidente com morte. “Essa pavimentação de um quilômetro em pavimento rígido traz mobilidade para toda a região do Planalto Uruguai, para os bairros Sigefredo Pacheco, Santa Bárbara, para toda a região”, disse o superintendente.
Com a melhoria da mobilidade, na margem da avenida já está em andamento a construção de um grande condomínio de casas. A avenida hoje é mais uma artéria para a circulação de ônibus e veículos particulares.
O superintendente da Strans, coronel Edvaldo Marques, enfatiza que a avenida está completamente sinalizada e ainda possui uma ciclovia para que os ciclistas possam transitar por ela com muita segurança.
O pavimento rígido é composto por uma camada de concreto armado, que é projetada para suportar cargas pesadas e resistir ao desgaste causado pelo tráfego intenso. Nessa avenida, há muito tráfego de caminhões e o concreto armado tem uma elevada resistência à compressão, o que o torna capaz de suportar o peso de veículos pesados sem sofrer deformações significativas.
Morador do bairro Dom Avelar, Antônio José Ferreira dos Santos, comemora mora a conquista. “Faz mais de 20 anos que moro aqui e esse problema era o maior, o que mais causa angústia na população. Somos gratos por ele ter sido resolvido”, afirma Antônio.
Pmt.pi.gov.br