Internacional
A organização internacional Cruz Vermelha confirmou o resgate de 24 reféns de Gaza
Hamas deve libertar 14 reféns, e Israel soltar 42 palestinos no 2º dia de trégua; ACOMPANHE
Grupo terrorista soltou 13 israelenses, 10 tailandeses e 1 filipino. Já Israel libertou 39 que estavam presos desde antes da guerra e começou trégua de 4 dias. Mortes no conflito chegam a 13.702 — 1.402 do lado israelense e 12.300 na Faixa de Gaza, segundo o governo do Hamas (os números não puderam ser verificados de forma independente).
- O 1º acordo desde o início da guerra prevê libertação de 150 palestinos presos em Israel e 50 reféns do Hamas.
- Trégua de quatro dias começou às 7h de sexta (2h, no horário de Brasília). Reféns foram libertados mais de nove horas depois.
- Na Faixa de Gaza, o Itamaraty aguarda autorização para repatriar 86 pessoas que estão no território.
Número de palestinos mortos na Cisjordânia desde 7 de outubro responde por quase 50% de todas as mortes de palestinos na região em 2023, diz ONU
O escritório de coordenação de assuntos humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) informou neste sábado que o número de palestinos mortos na Cisjordânia desde 7 de outubro — quando o grupo terrorista fez o primeiro ataque que deu início à guerra contra Israel — responde por quase 50% de todas as mortes de palestinos na região em 2023.
O número de mortos, segundo o órgão, inclui 53 crianças.Há 9 minutos1 ATUALIZAÇÃO
Conselheiro do chefe do Hamas afirma que Israel violou o acordo, diz jornal do Catar
O conselheiro do chefe do gabinete político do Hamas, Taher Al-Nono, afirmou ao jornal Al Jazeeera neste sábado que houve uma “série de violações do acordo [de trégua] por parte de Israel”. De acordo com ele, o país não cumpriu com os entendimentos relacionados à libertação de prisioneiros e à entrada dos caminhões de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
“Se Israel não se comprometer a fornecer ajuda ao norte de Gaza, estará ameaçando todo o acordo”, disse ele.
O conselheiro também chegou a afirmar que o grupo terrorista está “pronto para examinar propostas de novos acordos”.Há 18 minutos
Israel publica vídeo de pessoas sequestradas pelo Hamas
As Forças de Defesa de Israel (FDI) publicaram um vídeo neste sábado (25) de pessoas sequestradas pelo grupo terrorista Hamas. O órgão não confirmou, no entanto, se as imagens correspondem às pessoas que devem ser libertadas nesse segundo dia de trégua.
RIDF publica vídeo de pessoas sequestradas pelo HamasHá 37 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Refém de 77 anos que havia sido dada como morta pela Jihad Islâmica foi uma das libertadas pelo Hamas
A israelense Hanna Katzir, de 77 anos, foi uma das pessoas libertadas pelo grupo terrorista Hamas na última sexta-feira (24). A mulher havia sido dada como morta pela Jihad Islâmica, poucos dias antes de Israel e Hamas terem entrado em um acordo de cessar-fogo temporário.
A israelense, Hanna Katzir, foi uma das pessoas libertadas pelo Hamas na sexta-feira; mulher havia sido dada como morta pela Jihad Islâmica. (Foto: Folheto Bring Them Home via Reuters)
Além dela, o primeiro grupo de reféns libertados pelo Hamas também contava com outras 23 pessoas. Ao total, foram 13 mulheres e crianças israelenses, como previsto pelo acordo, além de 10 cidadão tailandeses e 1 filipino, soltos após negociações paralelas. Veja aqui quem são os reféns libertados pelo acordo entre Israel e Hamas.Há 1 hora
Hamas deve libertar 14 reféns, e Israel soltar 42 palestinos no 2º dia de trégua na guerra
No 1º dia, o grupo terrorista havia libertado 24 reféns, segundo confirmado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Al Ansari. Israel havia soltado 39 palestinos. O acordo deve durar quatro dias.
Na noite de sexta-feira (24), Israel confirmou que recebeu a lista de reféns que deverão ser libertados pelo Hamas neste sábado — um sinal de que o acordo funcionou no primeiro dia.Há 2 horas
Israel diz que preparação para próximos estágios da operação em Gaza continuam sendo preparados
O porta-voz do exército israelense, afirmou à agência Reuters que, durante a trégua de quatro dias com o Hamas, iniciada nesta sexta-feira (24), a corporação continua a preparação para os próximos estágios da “operação em Gaza”.
Declarações semelhantes já foram dadas pelo governo israelense nos últimos dias, enquanto o acordo de trégua era costurado. Autoridades do país também garantiram que a guerra vai continuar não só para trazer de volta todas as pessoas sequestradas, mas para “eliminar o Hamas e garantir que não exista nenhuma ameaça para o Estado de Israel vinda de Gaza”.
Israel, no entanto, garantiu que daria um dia a mais de trégua a cada 10 reféns adicionais que o Hamas libertar além do número inicial de 50 pessoas. No total, o Hamas sequestrou cerca de 140 reféns.Há 17 horasCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grupo de reféns liberados pelo Hamas tem pessoas de 2 a 85 anos de idade
O grupo de 13 reféns israelenses liberados pelo Hamas nesta sexta-feira (24) tem pessoas de 2 a 85 anos de idade. O mais novo é Aviv Katz, de 2 anos. A mais velha é Yaffa Adar, 85. A imagem dela sendo levada em um carrinho de golfe pelo Hamas foi divulgada em toda a mídia mundial.
Veja no vídeo abaixo o o nome dos primeiros reféns liberados.
RIsraelenses libertados em acordo de cessar-fogoHá 18 horas
Israelenses soltos pelo Hamas já estão em Israel, diz Exército do país
O Exército de Israel afirmou que os reféns libertados pelo Hamas já entraram em território israelense.
Eles haviam sido levados ao Egito e, de lá, transferidos em helicópteros até a fronteira, que cruzaram em ônibus do Exército israelense.Há 19 horas
Imagens da Cruz Vermelha mostram reféns desembarcando de ônibus no Egito
RReféns libertados pelo Hamas chegam em Rafah, no EgitoHá 19 horasCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro grupo de reféns do Hamas é libertado e cruza a fronteira de Gaza com o Egito
A organização internacional Cruz Vermelha confirmou o resgate de 24 reféns de Gaza no começo da tarde desta sexta-feira (24). Há poucos minutos, imagens ao vivo mostraram veículos da organização na fronteira entre Gaza e Egito.
Segundo o porta-voz da Cruz Vermelha, os reféns resgatados estão acompanhados por oito funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em um comboio de quatro carros.
Veja fotos e vídeos do comboio abaixo.
Majed Al Ansari, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Catar, um dos países que mediou o acordo de trégua, afirmou que o grupo de reféns é composto por:
- 13 cidadãos israelenses, alguns deles com dupla cidadania;
- 10 tailandeses;
- e um filipino.
RCruz Vermelha começa operação para resgate de reféns em Gaza
Veículo da Cruz Vermelha em operação para resgatar os reféns do Hamas, nesta sexta-feira (24 (Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)
Veículos da Cruz Vermelha na operação de resgate a reféns (Foto: Reuters)Há 20 horas
Hamas liberta o primeiro grupo de reféns, diz imprensa israelense
O Hamas libertou nesta sexta-feira (24) a primeira leva de reféns a partir do acordo com Israel em troca de uma trégua de quatro dias, afirmou a imprensa israelense.
Os reféns já foram transferidos para agentes da Cruz Vermelha, na fronteira de Gaza com o Egito.
G1.globo.com