Geral
A PMT montou, novamente, o Comitê Emergencial de Enfrentamento aos Desastres Naturais
Prefeitura reúne equipe de várias pastas para planejar ações de enfrentamento a enchentes
A Prefeitura de Teresina montou, novamente, o Comitê Emergencial de Enfrentamento aos Desastres Naturais para prevenir danos causados pelo período chuvoso na capital. A primeira reunião do Comitê acontece na manhã desta terça-feira (14), na sede da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).
“Nosso intuito é traçar metas, elencar prioridades e definir as ações necessárias para minimizar as consequências do período chuvoso que se aproxima. O Comitê conta com a participação de vários órgãos, a exemplo do ano passado, para juntos encontrarmos as melhores estratégias de enfrentamento ao problema”, afirma o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
Além da ETURB, o Comitê conta com a participação da Semduh, Semcaspi, Defesa Civil, todas as Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
“Para agilizar os trabalhos, já solicitamos aos gestores das pastas que participam do Comitê que apresentem um levantamento das áreas de risco de suas respectivas jurisdições, assim como sugestões de prédios públicos que possam ser ocupados em caso de necessidade”, detalha Edmilson Ferreira.
O presidente da ETURB, João Duarte, acrescenta que os gestores também devem informar sobre a estrutura que dispõem para as ações. “Estamos pedindo informações para que seja possível traçar uma estratégia bem detalhada, tais como quantidade de veículos disponíveis, especialmente caminhões, maquinário, servidores, EPIs, etc”, afirma.
O presidente também frisa que, dependendo da situação, poderá ser necessário unir forças com órgãos estaduais, tais como a Secretaria de Governo, a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a CPRM. “Além disso, muito provavelmente precisaremos também do apoio da CTA e das concessionárias de água e energia”, finaliza.
Pmt.pi.gov.br