Partilha - Virginia Melo
A psicóloga Karleth Spindola falou sobre a importância de criar e manter uma rotina diária em conexão com a espiritualidade
Durante live do Programa Em Tuas Mãos realizada no sábado, 09 de maio, a psicóloga Karleth Spindola
Psicóloga explica como espiritualidade pode ajudar na saúde mental
Durante live do Programa Em Tuas Mãos realizada no sábado, 09 de maio, a psicóloga Karleth Spindola falou sobre a importância de criar e manter uma rotina diária durante o período de isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19.
Em conversa com a jornalista Ana Paula Lima, a psicóloga explicou que esse é um momento em que ninguém imaginou que passaria, mas que deve ser entendido também como uma oportunidade para autoconhecimento e apreciação dos vínculos e afetos de quem mora na mesma casa.
“’Todos estamos envolvidos e desejando que esse momento se resolva logo. Quem não tinha ansiedade, apresentou sintomas e quem já tinha, piorou. Mas é necessário criar novas vivências e novas rotinas, aprender a enxergar e conviver com as pessoas que são importantes em nossas vidas e em nossas casas”, pontua.
Com a experiência maternal de três filhas e dois enteados, a psicóloga que trabalha e estuda para o mestrado, respondeu as interações dos participantes que perguntaram sobre o equilíbrio diante de tanta atividade que a nova rotina trouxe.
“É importante valorizar os pequenos avanços. Não se culpar pelos erros nem cobrar tanta excelência diante de tantas atribuições. Na criação da rotina, é importante estabelecer horários de pegar no celular, no computador, nos livros e o que mais for necessário. Pegar esses dispositivos o tempo todo é ficar se cobrando, e nosso corpo não é uma máquina. É necessário também avaliar se o motivo da cobrança é mesmo possível alcançar ou é algo irreal, por uma perfeição que ninguém consegue”, orienta.
Durante a live, a profissional citou situações em que se faz necessária uma base com rotinas envolvendo as crianças, adolescentes e os adultos, incluindo boas ações e o hábito de pedir desculpas e perdão, em conexão com a espiritualidade. “Quando começamos a nos entender mais, começamos a nos conectar melhor com a realidade. Tudo que está dentro da gente interfere diretamente nas nossas relações, e por isso a conexão com Deus externa um bem estar, pois estamos bem com a gente mesmo”, finaliza
As lives do Programa Em Tuas Mãos são transmitidas todos os sábados às dez da manhã através do Instagram @PGMEmtuasmaos . Aos domingos, o programa exibe um conteúdo inédito com entrevistas e testemunhos através do canal no Youtube.
Fonte: Arquidiocesadeteresina.org.br