Internacional
A Rússia declarou um “cessar-fogo parcial”,
Rússia anuncia ‘cessar-fogo parcial’ para permitir corredores humanitários
As primeiras – e por enquanto únicas – regiões a serem beneficiadas com rotas humanitárias serão as das cidades de Mariupol e Volnovakha. Cessar-fogo permitirá que civis deixem a cidade de Mariupol durante um período de cinco horas, segundo a RIA, agência russa de notícias.
A Rússia declarou um “cessar-fogo parcial”, e seu Exército irá parar ataques “localizados” às 10h deste sábado (horário local, 5h no Brasil), informou o Ministério daDefesa da Rússia. A ação permitirá que civis deixem a cidade de Mariupol durante um período de cinco horas, segundo a RIA, agência russa de notícias.
As primeiras – e por enquanto únicas – regiões a serem beneficiadas com rotas humanitárias serão as das cidades de Mariupol e Volnovakha. A Rússia deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano.
Segundo o The New York Times, o prefeito de Mariupol disse que o governo da cidade foi informado sobre o acordo de cessar-fogo russo e que as autoridades estão planejando trazer remédios e outros suprimentos essenciais. Ele disse que um cessar-fogo permitirá que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios. Os moradores de Mariupol estão sem água e eletricidade desde quinta-feira (3).
O conselho da cidade de Mariupol disse em um comunicado que os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e poderão usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.
Por g1