Partilha - Virginia Melo
Abençoado dia para aprendermos de Jesus sobre fidelidade e justiça
Cerco de Jericó 4° dia
As leituras são: Josué 3,5-17; Gênesis 1,20-23; Salmo 50(51); Evangelho do dia: Lucas 16,9-15: Catecismo da Igreja Católica n° 1659 a 1666 e 697 (símbolo NUVEM E A LUZ/MISTÉRIO E PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento do MATRIMÔNIO (casais ou Igreja) e o dom da PIEDADE no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus sobre fidelidade e justiça nas pequenas e nas grandes coisas, em público e às escondidas.
Como podemos pensar em sermos cristãos sem retidão de caráter, de conduta, de pensamento e palavras? “A boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6,45). Se vivemos em murmuração, então vivemos louvando o diabo. Se vivemos em corrupção do corpo, das coisas alheias, das coisas públicas, dos menos favorecidos, estamos em corrupção da alma, roubando de Deus e de nós mesmos a oportunidade de nossa própria salvação. Honestidade, castidade, gratuidade, sinceridade, fidelidade e justiça, nas relações com os outros e com nós mesmos não são favores que fazemos a Deus, são frutos do crescimento na fé e na parceria (Igreja/matrimônio) com Jesus. De que adianta pagar todas as taxas e impostos, ser cidadão politicamente correto, enquanto difama o vizinho ou colega, que nem conhece direito em sua intimidade, sua história e seus problemas? De que adianta ter pós-doutorado em sua área e sonegar partilhar conhecimento e prática? De que adianta ir à missa e aceitar aborto, adultério, dinheiro fácil ou sujo, fazer falso julgamento e maledicência, que matam o outro publicamente, sem chance de defesa? De que adianta rezar o Pai Nosso e não se esforçar para perdoar (piedade)? Perdão é exercício difícil mas não impossível, é confiança na justiça divina e limpeza do coração e da alma, que não é igual a confiar cegamente de novo, mas deixa pra trás o mal ocorrido. Jesus espera que o cristão que quer sua benção e proteção (nuvem e a luz) se esforce para aprender, no dia a dia, o amor-caridade em espírito e verdade, em oração e na prática, na mente, no coração, nas mãos, onde empenhamos o suor do trabalho, inclusive sem preguiça, com obediência e misericórdia. Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!
🙏🙏🙏https://www.instagram.com/p/CV8J8z9Le4i/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 3° dia
As leituras são: Josué 2; Gênesis 1,14-19; Salmo 38(37); Evangelho do dia: Lucas 16,1-8; Catecismo da Igreja Católica n° 1485 a 1498 e 698 (símbolo SELO/CARÁTER), meditando sobre o sacramento da CONFISSÃO/RECONCILIAÇÃO/PENITÊNCIA e o dom do TEMOR A DEUS no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus a termos prudência e clareza diante de coisas que realmente importam para nossa salvação. Jesus quer que sejamos pessoas interessadas pelas coisas de Deus, vida espiritual, assim como somos pelas coisas materiais e sociais.
Por questão de sobrevivência, todos nós sabemos da importância de termos alimentação, um teto, higiene, educação, trabalho e boas relações na medida do possível e da realidade de cada um. Daí muitas vezes cresce nosso interesse egoísta em várias áreas, por comodidades que chegam a fazer esquecer dos menos favorecidos, ou acomodados ou sem muita chance na vida. Deus olha por todos e não nos cabe julgar, mas ajudar ou, pelo menos, não atrapalhar quem ajuda. Jesus não elogia a esperteza no sentido da malandragem ou corrupção, mas elogia o discernimento, a consciência de suas limitações, a disposição para mudança e busca de uma vida melhor. Cada pessoa, sobretudo cristão, em algum momento do dia, da semana, na vida, pode parar e pensar em sua própria conduta, suas fraquezas e dons, e se o que está fazendo o conduz à salvação como cristão autêntico (caráter/selo), ou se precisa sair das paralisias internas e externas, também se tem invocado o Espírito Santo que nos foi deixado por Jesus e nos traz conversão (reconciliação/confissão) a Deus, se tem feito exercícios e a decisão pela obediência e misericórdia divinas. Deixar o mal e fazer o bem.Jesus não quer cristãos de etiqueta, só de rituais e aparência. Pior são os que têm certeza e orgulho de estarem com cadeira cativa no céu, sem terem combinado antes com Deus. Deus nos chama agora, mas só após a morte saberemos se fomos aprovados ou não. Melhor buscarmos disposição (diária) e discernimento cristão (temor a Deus) em espírito e verdade desde já, fazendo nossa parte com Jesus, com fé, esperança e amor-caridade. Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!!
🙏https://www.instagram.com/p/CV5dDrXLszE/?utm_medium=share_sheet